Brasil é o país que mais usa o WhatsApp para contato de vendas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino

pixabay pixabay

De acordo com a Whatslly, 70% das mensagens trocadas entre empresas e clientes da plataforma da startup são do Brasil, Argentina e México.

Dados da startup israelense Whatslly apontam que, da sua base de clientes, o Brasil é o país mais ativo na troca de mensagens entre empresas e clientes por meio do WhatsApp, seguido pelo México e pela Argentina. As conversas na plataforma já correspondem a 70% do volume total - desde sua fundação, em 2019, a Whatslly já processou mais de 3 milhões de mensagens.

A pandemia impulsionou o movimento de digitalização das empresas, especialmente no que diz respeito ao contato com os consumidores. "Só no primeiro trimestre deste ano, 2021, o volume aumentou ainda mais: 20% em comparação ao mesmo período no ano passado", afirma Yanir Calisar, CEO da Whatslly. "O WhatsApp Business é uma ferramenta gratuita e isso facilita muito o contato das empresas com seus clientes e consumidores. Ficou muito claro para nós que o aplicativo tem extremo potencial de crescimento entre as empresas, principalmente no Brasil, onde 83% dos usuários utilizam o WhatsApp como ferramenta de compras, segundo estudo da Accenture", completa.

Cultura do país impacta no uso do canal no ciclo de vendas

O comportamento dos latino-americanos no WhatsApp é ainda muito diferente dos europeus e a cultura é um fator importante a ser considerado. Na América Latina, a Whatslly nota como padrão em clientes no Brasil, México e Argentina, que o processo de vendas está com cada vez mais etapas do ciclo de vendas realizadas por meio do app. Desde o primeiro contato até a conversão da venda, existem, em média, 5 momentos de conversas entre a empresa e o cliente - cada momento desse, com cerca de 10 mensagens, dependendo da indústria.

Já em clientes na Inglaterra e na Suíça, por exemplo, boa parte do ciclo de vendas ainda é feita principalmente por canais mais tradicionais, como e-mail. O WhatsApp na região é mais utilizado para o primeiro contato com o cliente e com o objetivo de agendar uma ligação telefônica. Nesse caso, na maior parte das vezes, acontece apenas um momento com o cliente por meio do aplicativo - com cerca de 3 ou 4 mensagens.

Mais visibilidade do engajamento para as empresas

As empresas que utilizam a solução da Whatslly conseguem ter muito mais visibilidade do contato de seus times de vendas e de atendimento com os consumidores. Além da integração com o CRM da Salesforce, a solução permite ter mais controle das conversas, o que traz mais agilidade para os usuários, facilidade na interação e visibilidade do canal.

De acordo com Calisar, entre todas as informações acessadas pelas empresas, uma das de maior interesse é com relação ao número de consumidores engajados. "Por meio da Whatslly, a organização consegue saber com quantas pessoas os times de vendas estão conversando e, ainda, quantas mensagens são trocadas. Isso permite não apenas mais governança da informação, como também viabiliza a identificação de padrões - é possível notar se as pessoas estão mais ou menos interessadas em determinados produtos ou serviços de acordo com a receptividade do contato a até razões para possíveis conversões em vendas", explica.

Futuramente, a Whatslly planeja utilizar Inteligência Artificial para fazer análises de sentimento e de contexto dentro de sua solução. Essa funcionalidade permitirá que as empresas otimizem a forma como lidam com seus clientes e consumidores, já que terão acesso às tendências de maneira automática.