Coronavírus: Saiba como proteger os dados da empresa com colaboradores em home office
Sem uma infraestrutura adequada e com acesso às informações sigilosas, os computadores pessoais podem ser alvos de hackers
Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a rotina de muitos brasileiros mudou completamente, influenciando diretamente a forma de trabalhar.
O esquema de home office foi a solução adotada por muitas empresas para seguir em atividade sem expor os colaboradores ao risco de contágio. O isolamento social é considerado, pelos órgãos de saúde, a melhor forma de evitar a propagação do vírus. A tendência é que as pessoas trabalhem de casa até que a situação se normalize.
Essa é uma medida essencial para evitar a transmissão do vírus. Porém, as empresas precisam ficar atentas ao liberar o acesso de informações sigilosas aos colaboradores em home office. Geralmente, esses funcionários utilizam o computador de casa ou um notebook pessoal, tornando o sistema vulnerável para o roubo de informações.
Para evitar esses transtornos, as empresas precisam dar orientações e fornecer ferramentas para proteger esses dados. “Sem dúvida, ter um antivírus e mantê-lo atualizado é fundamental para o trabalho remoto. No entanto, não é a única forma de evitar que hackers obtenham informações sigilosas. Uma dica importante é limitar o acesso que cada colaborador possui, determinando, por exemplo, qual pessoa pode visualizar ou editar determinados dados. Quando há menos computadores com acesso às informações sigilosas, a exposição aos riscos também é menor”, afirma Rogério Soares, Diretor de Pré-vendas America Latina da Quest, empresa que fornece soluções de software para simplificar a complexidade dos ambientes de TI.
Independentemente de como será a situação do coronavírus daqui para frente, os companhias devem estar preparadas para proteger os dados. A partir de agosto, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passa a valer no país e empresas que tiverem dados vazados irão pagar multas que podem variar entre R$ 50 milhões e 2% do faturamento total da empresa.
Para Soares, o trabalho no ambiente digital deve ser realizado utilizando dispositivos e ferramentas que garantam essa segurança e o colaborador precisa estar ciente que isto é fundamental para a empresa. Os funcionários devem ser orientados para nunca instalarem softwares piratas, clicar em links não confiáveis, como os que estão presentes em correntes enviadas por mensagens, ou ainda baixar arquivos desconhecidos e de fontes não confiáveis.
Sobre a Quest
A Quest fornece soluções de software para o mundo em constante mudança da TI corporativa, que ajudam a simplificar os desafios causados pela explosão de dados, expansão da nuvem, data centers híbridos, ameaças à segurança e requisitos regulatórios. A empresa é fornecedora global para 130.000 empresas em 100 países, incluindo 95% da Fortune 500 e 90% da Global 1000. Desde 1987, a Quest desenvolve um portfólio de soluções que agora inclui gerenciamento de banco de dados, proteção de dados, gestão de identidade e acessos, gerenciamento de plataforma Microsoft e gerenciamento unificado de dispositivos. Com a Quest, as organizações gastam menos tempo na administração de TI e mais tempo na inovação dos negócios.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Cibersegurança e os cuidados no home office
- Home office tem limite? O trabalho à distância como diferencial competitivo para as empresas
- Home-office e jornada híbrida oferecem vantagens para empresas e trabalhadores
- Empresas investem no ponto digital para otimizar o trabalho home office
- Home office alivia o peso da alta do combustível
- Publicada MP que permite trabalho híbrido e por produção no home office
- Home office não influencia na decisão por vaga de emprego
- Home office: ferramentas auxiliam empresas a se adaptarem
- Home office foi realidade para poucos brasileiros
- De volta ao home office: empresas devem estar atentas aos riscos relacionados a falhas de segurança cibernética
- Especialista alerta sobre os cuidados em relação à adoção de postura adequada no ambiente do home office
- Home office e Covid-19: como manter uma comunicação estreita entre empresa e funcionários?

Adicionar comentário