Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista alerta sobre os cuidados em relação à adoção de postura adequada no ambiente do home office

Com o auxílio da ergonomia, é possível prevenir problemas de saúde e garantir o bem-estar dos trabalhadores

A chegada da pandemia trouxe mudanças significativas para a rotina de trabalho e consolidou uma nova tendência no mundo corporativo, que foi o home office. A flexibilidade no ambiente de trabalho trouxe muitos benefícios, mas também exige cuidados especialmente relacionados à saúde do trabalhador que exerce sua função no ambiente domiciliar. Para garantir uma boa postura, a ergonomia pode ajudar na adoção de medidas simples que ajudam cada indivíduo a executar as atividades de forma mais segura e eficiente no cotidiano, contribuindo para a prevenção contra as doenças ocupacionais.

De acordo com a fisioterapeuta e professora dos cursos de saúde da Estácio, Vanessa Barros, a ergonomia é uma ciência que leva em consideração as características físicas, fisiológicas e psicossociais do trabalhador e pode ser aplicada também na rotina do home office. “Há princípios dentro da ergonomia, que priorizam uma boa postura de trabalho, além de assegurar uma infraestrutura adequada, conforme a natureza da atividade. Além disso, outra medida priorizada é a redução do esforço físico excessivo ou repetitivo que possa causar lesões no trabalhador, como, por exemplo, os Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho (DORT)”, explica.

A especialista ressalta que devido a rotina de trabalho no ambiente domiciliar pode ocasionar alguns problemas de saúde relacionados à postura inadequada adotada durante as tarefas durante o expediente. Um dos mais comuns é a síndrome do túnel de carpo, que é uma inflamação no punho causada pela compressão de um nervo do punho chamado mediano, que provoca inchaço na região e dor durante a movimentação. Esse tipo de problema está geralmente relacionado à posição incorreta do punho durante a rotina de uso excessivo do celular ou do computador, provocando a hiperextensão nesta área específica do corpo e causando desde estresse do nervo mediano até a inflamação.

Outra patologia muito comum é a bursite, que é uma inflamação que atinge uma região do corpo chamada bursa, uma bolsa localizada entre os ossos e as articulações que tem objetivo de absorver o impacto mecânico, mas devido a movimentação repetitiva o indivíduo começa a sentir dor nesta região, levando a um desconforto constante. Outra enfermidade comum que pode ser desenvolvida durante a rotina do home office é a lombalgia, que ocorre quando a pessoa sente dor na lombar devido ao longo período de tempo sentado em uma posição não adequada, sobrecarregando a musculatura nesta região.

Para evitar problemas de saúde graves e trazer mais qualidade de vida e bem-estar, a docente da Estácio dá dicas para um home office mais ergonômico, confira:

- Evite trabalhar sentado no sofá ou no chão e busque sentar em uma cadeira adequada e utilize uma mesa apropriada para realizar as atividades de trabalho;

- Utilize uma cadeira, que tenha altura regulável para ficar alinhada em relação à mesa, garantindo que a visão em direção ao horizonte seja sempre reta;

- Ao ficar sentado na cadeira, é preciso estar com os pés apoiados no chão. Quando não for possível é importante utilizar algum tipo de apoio para garantir a correção da postura;

- Ao digitar é fundamental ajustar a posição do cotovelo na posição de noventa graus em relação ao antebraço;

- Durante a digitação e utilização do mouse, adote uma postura neutra em relação à posicionamento do punho com o auxílio de um apoio em formato ergonômico;

- Faça pausas durante o expediente para garantir descanso adequado do corpo, com o objetivo de desestressar as articulações e as musculaturas;

- Beba sempre água para preservar a saúde das articulações;

- Evite longas jornadas de trabalho no cotidiano do home office;

- Pratique atividades físicas regularmente e sempre busque alongar o corpo.

Sobre a Estácio

A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há mais de 50 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. É uma das instituições pioneiras também no ensino digital, na utilização de aplicativos educacionais e games de aprendizagem, incluindo aplicações que usam realidade virtual. Oferece aulas dinâmicas, com material interativo para que o aluno absorva com qualidade o conteúdo acadêmico. Está presente em 25 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 600 mil alunos matriculados.   

 A instituição oferece cursos de Graduação e Pós-graduação, além de soluções corporativas e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, com currículos alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos - suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.   

Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio apoia iniciativas ligadas ao Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo. O Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar reflete o compromisso da instituição de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.  

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo