Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Coronavírus: Pequenos negócios buscam soluções criativas

pixabay pixabay

Como micro e pequenos empresários estão se reinventando para sobreviver à crise

A pandemia do coronavírus forçou o fechamento do comércio e de serviços, preocupando micro e pequenas empresas que temem fechar as portas de vez. Além das medidas anunciadas pelo governo, como a adoção do teletrabalho, antecipação das férias e revisão de contratos, o que mais o microempreendedor pode fazer para minimizar os prejuízos e sobreviver à crise?

Para a professora de Gestão de Marketing e Inteligência de Mercado do MBA do Centro Universitário Una, Rachel Patrocínio, é preciso se reinventar. “É um momento sem precedentes, onde criatividade e estratégia serão fundamentais para sobreviver. Os donos de negócios, mais do que nunca, precisarão mergulhar em seus processos internos e redescobrir uma forma de chegar no consumidor de forma empática”, diz.

Para a especialista, com a loja física fechada, a hora é de investir no ambiente virtual. Mas, não basta oferecer o produto ou serviço. “É preciso vender valor, conceito, solução e não simplesmente um produto”, diz.

Ela ressalta a importância de olhar para o mercado de forma geral para ver como outras empresas estão atuando, não necessariamente o concorrente. “Grandes ideias podem vir de qualquer lugar. Mas o mais importante é entender seu processo de venda e encurtar os caminhos até o consumidor. Mais do que nunca, o Instagram está se consolidando como uma importante plataforma e pode ser o melhor aliado na comunicação direta com consumidores”, aponta.

Para o professor de Gestão de Negócios da Una, Eustáquio Lopes, é preciso buscar soluções específicas para cada negócio, rever os custos, e reduzir ao máximo as despesas operacionais, como compra de insumos que não sejam essenciais para o funcionamento mínimo do negócio e deslocamentos desnecessários. Procurar os fornecedores para renegociar também é importante, uma vez que eles também têm interesse em manter os clientes. “O fundamental é manter o negócio vivo, ou seja, funcionando ativamente, mesmo que de forma mínima”, alerta.

O salão DL Beauty está fechado, porém, vendendo pacotes antecipados com descontos imperdíveis para serem utilizados quando o funcionamento voltar ao normal.

A loja de roupas Mimos da Pretinha, no Bairro Ipiranga, em Belo Horizonte, está enviando as compras devidamente higienizadas via aplicativo (Rappi) para os clientes.

Várias lojas de calçados como Constance, Equipage e Uza estão disponibilizando, sem custo, a visita do consultor de vendas, mediante agendamento.

Restaurantes já estão vendendo vouchers com descontos de forma antecipada para o crédito ser usado após a reabertura desses estabelecimentos.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS