Internet pode apresentar instabilidade em tempos de Home Office
Especialista explica que diante do congestionamento problema é quase inevitável
Em resposta à crise gerada pela pandemia da Convid-19, a maioria das empresas está incentivando o Home Office, em várias partes do mundo. Mas, devido a grande demanda, a lentidão na navegação pode ser inevitável, como aconteceu na China, na segunda metade de janeiro, e na Itália, desde o fim de fevereiro, conforme monitoramento do site Speedtest.
No Brasil, a situação não é diferente. Ângelo Sebastião Zanini, professor e coordenador do curso de Engenharia da Computação do Instituto Mauá de Tecnologia, explica que o congestionamento é praticamente inevitável. "Podemos pensar na internet como se fosse uma cidade: cada casa ou apartamento seria um computador ou uma pessoa e cada rua ou avenida seria a via de ligação entre eles. Assim como as ruas, essas vias têm capacidade de tráfego limitada. Como há muito mais tráfego agora (videoconferências, filmes, mensagens etc) circulando, há congestionamento nos horários de pico", detalha.
Medidas para amenizar o problema
A capacidade das redes de telecomunicações não é infinita. Por este motivo, as empresas do segmento de telefonia e internet podem tomar algumas providências para manter a segurança, estabilidade e o funcionamento das redes durante esse período de quarentena.
"A primeira providência é a de tentar dividir o tráfego por links diferentes. Ter somente uma avenida para trafegar a informação congestiona com mais facilidade do que ter várias em paralelo. A estabilidade dos sistemas está ligada à capacidade dos equipamentos em conseguir dar conta do processamento do tráfego e das solicitações. redimensionar os servidores, roteadores e firewalls é fundamental", alerta Zanini.
O especialista também reforça que, em relação à segurança, a preocupação agora é dobrada. "Como as informações corporativas trafegam entre a sede da empresa e os funcionários em home office, ter bons procedimentos de autenticação de usuários e de criptografia no tráfego da informação é fundamental, tal como VPNs", diz.
Com muitas empresas trabalhando exclusivamente de forma remota, aplicativos de comunicação empresarial e de videoconferência (Zoom, MTeams, Slack) também podem ser sobrecarregados com acessos. Por este motivo, o Professor Zanini indica que as empresas adotem uma espécie de "código de conduta".
"Ao entrar numa sala de videoconferência, por exemplo, habilitar a câmera, se apresentar e em seguida desligá-la, pois as imagens consomem muita banda. O mesmo com o microfone: ligar somente no momento em que vai falar e desligar", conclui.
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia
O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT promove o ensino científico-tecnológico, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Há 58 anos, o IMT, com campi em São Paulo e em São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas. O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento, especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas, há 54 anos, desenvolve tecnologia para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Cibersegurança e os cuidados no home office
- Home office tem limite? O trabalho à distância como diferencial competitivo para as empresas
- Home-office e jornada híbrida oferecem vantagens para empresas e trabalhadores
- Empresas investem no ponto digital para otimizar o trabalho home office
- Home office alivia o peso da alta do combustível
- Publicada MP que permite trabalho híbrido e por produção no home office
- Home office não influencia na decisão por vaga de emprego
- Home office: ferramentas auxiliam empresas a se adaptarem
- Home office foi realidade para poucos brasileiros
- De volta ao home office: empresas devem estar atentas aos riscos relacionados a falhas de segurança cibernética
- Especialista alerta sobre os cuidados em relação à adoção de postura adequada no ambiente do home office
- Home office e Covid-19: como manter uma comunicação estreita entre empresa e funcionários?

Adicionar comentário