Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Coronavírus: Como os líderes podem se preparar para enfrentar a crise

pixabay pixabay

Cinco gestores dão sugestões para garantir o menor impacto da pandemia na economia e nas organizações

Desenvolver uma boa liderança é fundamental tanto para o mundo quanto para as organizações. Em épocas normais, esse é um esforço grande, porém, em meio a uma pandemia, torna-se um desafio muito maior. Com as proporções que o Covid-19 vem alcançando nos países, os impactos na economia e nas organizações já estão sendo vistos. Agora, como empreendedores e líderes podem se preparar para atravessar esse período de adversidade?

Algumas das consequências das medidas de contenção do Coronavírus para os negócios podem ser a redução das vendas e do crescimento, a dificuldade para acessar novos clientes e a escassez de capital. Em uma situação instável por tempo indeterminado, é preciso se antecipar ao que pode vir, sem reações desmedidas e pânico — mas com responsabilidade diante dos negócios e, principalmente, das pessoas. Cinco líderes dão sugestões para garantir, na medida do possível, o menor impacto nos negócios. Confira:

Gestão de crise

Montar um plano com diretrizes a serem seguidas por todo o time é o primeiro passo para garantir a sintonia durante o período de crise. De acordo com André Krummenauer, CEO da Involves, montar um Comitê de Crise para gerenciar essas ações e debater possíveis ajustes durante o período atípico é essencial para reduzir impactos na empresa. Além de optar pelo home office como medida de segurança durante a pandemia do Coronavírus, o comitê formado pela scale-up de Florianópolis, especializada em trade marketing, montou um documento com todas as diretrizes para os próximos dias. “Todas essas decisões foram agrupadas e encaminhadas para todo o time. Dessa forma, as pessoas ficam alinhadas, conseguem saber como agir e a quem recorrer quando necessário”, explica André.

Caixa

Desenhar um novo planejamento orçamentário é uma das primeiras medidas que devem ser tomadas neste começo de crise, afirma Alexandre Souza, gestor do Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC que visa promover empreendimentos inovadores por todo o estado de Santa Catarina. Considerando-se a desaceleração das vendas, os negócios devem manter em mente se a redução de despesas será necessária para enfrentar esse período. “O cenário é ainda mais preocupante para as startups. É preciso avaliar se há dinheiro o suficiente para lidar com os imprevistos, sem grandes prejuízos e desgastes na dinâmica da empresa”, explica.

Captação de Recursos

No caso de startups já em fase de tração e busca por investimentos, o momento exige ação imediata e contenção de gastos não essenciais. É o que afirma Marcelo Cazado, diretor da Rede de Investidores Anjo de Santa Catarina (RIA/SC), iniciativa da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em parceria com a Anjos do Brasil. “No caso dos empresários, especialmente de startups, o cenário que vemos é de pouco capital de giro e margem de manobra. Assim, o que eu tenho recomendado a estes empresários é fazer um balanço das contas e identificar todos os custos dispensáveis. Estes devem ser protelados neste momento, para que a empresa possa ter maior tempo de saldo de caixa e consiga remunerar os funcionários enquanto os investimentos estiverem suspensos”, afirma.

Vendas

Em relação às vendas, esse é o momento de reformular as projeções, considerando — dependendo do segmento — uma retração comercial no próximo trimestre. Aline Michelin, Gerente Comercial da Área Central, scale-up de Rio do Sul (SC) especialista em gestão de redes e centrais de negócios, explica que é preciso estar ao lado dos clientes, e também dando atenção aos potenciais negócios para entender o cenário de cada um. "Orientamos a nossa equipe comercial a ter a sensibilidade que este período pede, fazendo interação com potenciais clientes, mas com objetivo de saber como eles estão, para que possamos retomar o contato posteriormente. É um momento de ter empatia e ser otimista. Logo mais faremos negócios”.

Pessoas

Um dos principais papéis dos líderes em momentos delicados como o de uma pandemia é criar um senso de confiança com a equipe. É importante compartilhar a responsabilidade sobre a continuidade do negócio com todos, reforçar o propósito da empresa e o papel dos colaboradores durante a crise, enfatizando a questão: “Por que somos importantes e por que devemos continuar?”. Cesar Nanci, CEO da Pulses — startup que tem soluções de clima organizacional medidos de forma contínua — acredita que colocar as pessoas como prioridade é essencial para definir o caráter da empresa em momentos como esse. "Lembre-se: quem vai tirar você de uma futura crise não será o governo, tampouco os investidores ou um milagre divino, mas as pessoas que você agora tem a chance de tratar com respeito, proteção, escuta ativa e interesse genuíno".



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS