Confira receitas de quitutes juninos em versões nutritivas
Arroz Doce Integral e Pamonha de forno Fit são as dicas da docente de Gastronomia do Senac em Betim
Chegou a aguardada época das festas juninas e seus deliciosos quitutes. Mas quem busca uma alimentação equilibrada, muitas vezes quer ou precisa resistir a essas tentações. A solução está nas releituras fit, que mantêm o sabor característico dos pratos juninos com ingredientes mais saudáveis.
Hellen Oliveira, docente da área de Gastronomia do Senac em Betim, que integra o Sistema Fecomércio MG, indica duas receitas para celebrar o período sem abrir mão do cuidado com a saúde. “O Arroz Doce Integral e a Pamonha de forno Fit provam que é possível inovar preservando tradições culinárias”, afirma a especialista. Confira as duas receitas que transformam clássicos juninos em versões nutritivas.
Arroz doce integral sem açúcar
Ingredientes:
20gr de coco seco picado
1lts de água
400gr de arroz integral
4 unidades de cravo
1 maçã
1 unidade de canela em pau
Canela (a gosto)
Modo de preparo: Bata o coco e a água no liquidificador por cerca de 2 a 5 minutos. Coe para separar o leite de coco obtido e reserve 2 colheres de sopa do bagaço para a receita. Em uma panela, coloque o arroz com o leite de coco, os cravos e metade da canela. Quando levantar fervura, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos ou até o arroz estar bem macio. Depois que o arroz estiver macio, adicione a maçã ralada e cozinhe por mais 5 minutos. Se necessário, coloque mais água. Depois de pronto, adicione o coco ralado, e o restante da canela.
Pamonha de forno Fit
Ingredientes:
200gr açúcar mascavo ou demerara
150gr coco ralado
170gr milho verde sem água
2 unidades ovos
30gr farinha de arroz
100ml leite coco light
30gr polvilho doce
15gr fermento químico
30gr queijo parmesão light
10gr fécula de batata
Modo de preparo: Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o fermento em pó. Quando todos os ingredientes batidos virarem uma massa homogênea, é hora de acrescentar o fermento e mexer para incorporar à massa. Em seguida, passe a massa para uma forma untada e leve para o forno a 200 graus. Quando o bolo de pamonha estiver dourado é só desligar o forno. Essa receita pode ser servida quente ou fria.
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Betim
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
O Senac está em atuação em Betim desde 2012 e oferta de cursos ágeis nas áreas de Gestão, Comércio, Saúde, Beleza, Gastronomia e Informática. A unidade oferece ainda a formação em Aprendizagem Comercial e cursos técnicos em Administração e em Informática. Devido à sua localização, na região central de Betim, e de parcerias com prefeituras, beneficia moradores das cidades de Bonfim, Brumadinho, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Moeda, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>