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30 dias para a Black Friday: IA no e-commerce é capaz de diminuir a incidência de fraudes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Matos Mazzer
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30 dias para a Black Friday: IA no e-commerce é capaz de diminuir a incidência de fraudes

Inteligências artificiais podem aprender padrões por meio do machine learning, mas não substituem o analista de fraudes, diz especialista

Todo final de ano é altamente aguardado para o setor varejista, uma vez que os últimos três meses contemplam três das principais datas para o comércio: o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Passado o 12 de outubro e faltando cerca de um mês para o principal evento de novembro, a Black Friday, estudos apontam uma maior intenção de compra dos brasileiros, além da preferência por lojas online.

Eduardo Daghum, CEO e fundador da Horus Group, empresa especializada na análise de fraudes, faz um alerta aos donos de e-commerces quanto à necessidade da prevenção às fraudes. "Datas de alta movimentação nos negócios online costumam ser oportunas para fraudadores, podendo acarretar em prejuízos aos empresários”, adverte.

A boa notícia é que a inteligência artificial (IA) pode ajudar os e-commerces a diminuir o risco destas fraudes. Segundo um estudo da LexisNexis Risk Solutions, as lojas virtuais dos Estados Unidos sofreram um prejuízo médio de 3,36% para cada dólar gasto devido a fraudes no ano passado. No entanto, a partir do momento que implementaram a IA para análise de transações suspeitas, as perdas caíram para 0,9%.

Dentro da estratégia antifraude, a tecnologia pode ser usada para identificar padrões de comportamento suspeitos, como endereços IP, números de cartão de crédito e informações de cadastro duvidosos. Além disso, a IA pode ser usada para analisar grandes volumes de dados, o que pode ajudar os e-commerces a identificar fraudes de forma mais eficiente.

"Com o machine learning, ou aprendizado de máquina, a IA recebe diversos exemplos de transações legítimas e fraudulentas, aprendendo a distinguir uma da outra por seus padrões, desde a análise do histórico de compras do usuário, localização, dispositivo usado, entre outras", afirma Eduardo.

O executivo ressalta que grandes empresas já apostam na inteligência artificial para o combate às fraudes no comércio eletrônico. É o caso da Visa, que aumentou seus investimentos em segurança digital conforme o boom dos e-commerces durante os anos de isolamento social devido à pandemia da Covid-19.

Apesar do bom desempenho da IA, o especialista comenta que, por mais que a tecnologia possa chegar de forma muito mais rápida em análises complexas sobre cada transação, o olhar humano não deve ser negligenciado. “A inteligência artificial também comete erros e trabalha com probabilidade, podendo, em alguns casos, bloquear uma compra legítima. Ter uma boa equipe de análise manual treinada para revisar o que o modelo de IA ainda não identificou de forma correta pode gerar importantes insights, agilizando o aprendizado do IA. A assertividade dentro de uma boa estratégia antifraudes está na atuação de um bom time de analista e o auxílio da tecnologia”, conclui.

Sobre a Horus Group

Fundada em 2007, a Horus Group é especializada em serviços de prevenção a fraudes. A empresa atua em diversos segmentos, como e-commerces, companhias aéreas, delivery e produtos financeiros, atendendo grandes clientes, como iFood, Rappi e outros, inclusive com presença na América Latina.


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