Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Futuro da acessibilidade digital: qual o papel dos sites na inclusão?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Purple Lens
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

Melhorar o acesso da comunidade de pessoas com deficiência para tarefas básicas do dia-a-dia na internet. Esta é a missão e a motivação da Purple Lens, plugin israelense que acaba com problemas de acessibilidade em sites. A solução nasceu para ajudar sites institucionais, páginas governamentais em todo o mundo e empresas privadas a alcançarem este objetivo mediante soluções de tecnologia assistiva que ajudam, de fato, qualquer pessoa na exploração do universo digital e online.

A solução emerge como referência justamente neste momento em que produtos, serviços e implementações de acessibilidade estão em transformação entre extremos:

- Cookie-cutter (padronização de processos de desenvolvimento que acelera a criação de novos projetos) X criação de projetos personalizados
- Inteligência artificial X Inteligência humana
- Programação totalmente automatizada X codificado manual do zero
- Implementação fácil X implementação complicada
- Soluções rápidas X soluções mais lentas ou muito demoradas
- Implementações caras X implementações muito mais caras

Além deste cenário, as experiências do usuário no mundo real e as facilidades oferecidas pelos sites não cumprem as promessas de acessibilidade: “A Purple Lens está justamente no meio termo, não nos extremos. Isso só é possível pois a solução oferece o melhor dos dois mundos: uma solução de alta tecnologia com um toque humano” explica Boby Vendramin, Diretor de Marketing e Mídia LATAM da Purple Lens.

Criando sites acessíveis sem complicações

Os sites praticamente ganham um produto criado por uma equipe de desenvolvedores especializados e especialistas em acessibilidade, recriando as propriedades do site desde o início para atingir os padrões de acessibilidade ou manter os padrões de acessibilidade em todo o site:

“A vantagem é o impacto positivo na receita dos proprietários de sites. O Purple Lens possibilita que visitantes com deficiência pesquisem, naveguem e concluam consultas e compras ao invés de abandonar os sites por alguma dificuldade ou frustração na navegação. A plataforma é madura, resultado de três anos de desenvolvimento autofinanciado”

Para quem o plugin de acessibilidade da Purple Lens foi criado?

A solução segue todas as regulamentações necessárias desde a sua criação sem descuidar da atualização constante, atendendo todas as diretrizes regulamentares. Isso faz com que o plugin da Purple Lens seja ideal para:

- A comunidade: o objetivo é alcançar o máximo de usabilidade para usuários fornecendo uma maneira amigável e igualitária de navegação no site.

- Desenvolvedores web: o plugin fornece aos desenvolvedores, construtores de sites e consultores profissionais de acessibilidade na web ferramentas de desenvolvimento para garantir 100% de facilidade na navegação

- Proprietários de sites: as soluções são acessíveis do ponto de vista da tecnologia assistiva para proprietários de sites, removendo assim as barreiras de custo.

“A Purple Lens percebeu a relação inversa entre sites sofisticados e a interação de usuários com diferentes habilidades. Um usuário que enxerga bem provavelmente clicará para sair de um formato de site simples acessando outra página que pareça mais atraente, enquanto um usuário com dificuldades de visão precisa que o site não tenha janelas, cores, fontes, menus suspensos, pop-ups, por exemplo, para navegar sem problemas”

Ao fornecer opções para que qualquer usuário escolha se e como deseja utilizar a tecnologia assistiva, a página estabelece equidade total com opções para que as pessoas escolham o que é melhor para suas necessidades:

“Este desenvolvimento é liderado pelo nosso engenheiro de software totalmente cego e foi baseado no feedback da comunidade formada por pessoas que não enxergam porque sabemos que a melhor maneira de atender este público é perguntar o que precisam ao invés de tentar adivinhar”.

Outra grande diferença da Purple Lens para outras empresas é a capacitação de nossos desenvolvedores para ajustar detalhes como sobreposição a cada site para uma acomodação ideal do usuário.

Recursos Purple Lens que a diferenciam na criação de sites acessíveis

A capacidade de alterar as preferências na aparência do site e de alterar toda a estrutura do site são os principais trunfos. Dessa forma, nenhum usuário com necessidades específicas é deixado de fora, A página passa a oferecer autonomia para que eles escolham como desejam navegar:

“ Quando o plugin estiver rodando, 80% do site será automaticamente mais amigável, no entanto 20% do site deve ser corrigido com intervenção de um especialista em programação para os respectivos retoques no sistema. A Purple Lens ajuda, inclusive, clientes a concluir esta etapa quando com um programa para ajustar a tecnologia assistiva através do scanner criado para solução destes problemas. Esta ferramenta é capaz de revelar quais as áreas que podem apresentar falhas.. A reintegração e as etapas de codificação simples corrigem quaisquer erros na estrutura”.

Para esta etapa, caso seja necessária assistência, a empresa israelense possui um hub de desenvolvedores web internacional chamado Purple Zone devidamente preparado para os ajustes.

Trabalhando para um mundo com sites acessíveis

Boby lembra que a tecnologia avança agressiva e progressivamente com as constantes inovações, porém a indústria de acessibilidade na web ainda tem um longo caminho pela frente. Para que esta missão de transformar o maior número possível de sites em páginas acessíveis, ficou determinado que a tecnologia precisa trazer soluções mais eficazes e produtivas, tanto para clientes quanto seus usuários:

“Nosso sonho é que a acessibilidade na web não precise ser complicada e nem punitiva de acordo com leis e legislações. A ideia é pavimentar o caminho para que a acessibilidade se torne a norma que é uma expectativa padronizada por todos”.

Estas ferramentas disponíveis da Purple Lens podem se adequar para todos os estilos de site, tipos de produtos e públicos-alvo, em direção ao mundo virtual literalmente sem barreiras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar