Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

everis promove o uso responsável e ético da inteligência artificial com o projeto fAIr LAC

A everis trabalha com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e outros especialistas do setor público e privado nesta iniciativa para promover o uso responsável e ético da inteligência artificial na América Latina e no Caribe.

A everis, empresa multinacional de consultoria em negócios e tecnologia do grupo NTT Data, trabalha para promover a adoção generalizada e ética da inteligência artificial na América Latina e no Caribe por meio do projeto pioneiro fAIr LAC, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), BID Lab e um grupo multidisciplinar de especialistas.

Considerando as diversas oportunidades que esta tecnologia oferece para melhorar a vida das pessoas, a everis juntou-se a outros líderes de instituições públicas e privadas para lançar a iniciativa com o objetivo de fomentar as possibilidades de implementação da inteligência artificial na América Latina e Caribe, contribuir para sua aplicação com um enfoque inclusivo e garantir o uso ético dos dados, protegendo a privacidade dos cidadãos.

Com alto poder preditivo, a inteligência artificial tem potencial para ser utilizada em programas sociais de governos e instituições da região. Este tipo de tecnologia pode ser aplicado em áreas como saúde, educação e no mercado de trabalho, para melhorar os diagnósticos médicos, prever o abandono escolar ou facilitar a procura de emprego, entre outras coisas, e por isso a iniciativa também visa contribuir com o desenvolvimento de serviços sociais mais eficientes, justos e personalizados.

Alberto Otero, Head de Tecnologia Digital da everis Américas, responsável pelo projeto, mencionou que "é muito importante criar um marco ético para o uso da inteligência artificial, porque ainda há muitas áreas cinzentas que precisam ser fortemente debatidas. Não tenho dúvidas de que a inteligência artificial pode contribuir enormemente para o avanço dos serviços de assistência, pois ainda há espaço para a criação de modelos preditivos de educação, geração de empregos, mobilidade e, sobretudo, para a melhoria dos diagnósticos médicos e implementação de programas de prevenção.”

O grupo de profissionais com os quais a everis trabalhará, que também inclui especialistas em ética e ONG, concentrará as suas ações em três eixos principais:

Desenvolver normas e ferramentas que orientem o uso responsável e confiável da inteligência artificial na América Latina e no Caribe com certificações, auditorias algorítmicas e diretrizes específicas.

Incentivar sua adoção responsável por meio de programas pilotos e da formação de núcleos regionais para promover o conhecimento dos riscos éticos do uso da inteligência artificial nos serviços sociais e formas de mitigar esses riscos.

Conduzir um debate em torno do uso responsável desta tecnologia centrado nos cidadãos e na perspectiva da diversidade e inclusão, por intermédio da promoção de um ecossistema diversificado com redes de especialistas, fóruns de debates e conferências e a organização de um observatório de casos de uso.

"A iniciativa é muito positiva e cria um espaço de reflexão e diálogo com importantes protagonistas da sociedade civil e entidades públicas, necessário para aproveitar essas tecnologias e ampliar as oportunidades que elas podem oferecer às sociedades da região", acrescentou Alberto Otero.

O grupo de especialistas já está colaborando para estudar quais critérios éticos devem ser considerados na aplicação da inteligência artificial em casos de uso de impacto social. O objetivo desta iniciativa é fornecer aos empresários latino-americanos guias sobre como utilizar de forma responsável a inteligência artificial em seus projetos inovadores.

Sobre a everis

A everis é uma empresa do grupo NTT DATA que oferece soluções comerciais e estratégicas, desenvolvimento e manutenção de aplicações tecnológicas e outsourcing. A empresa, que desenvolve suas atividades nos setores bancário, de seguros, indústria, utilities, telecomunicações, administração pública e saúde, entre outros, obteve um faturamento de mais de 1 bilhão de euros no último exercício. Atualmente, possui mais de 25.000 profissionais distribuídos em seus escritórios e centros de alto desempenho em 18 países. Mais informações podem ser encontradas em www.everis.com.

Sobre a NTT DATA Corporation

A NTT DATA é líder global no fornecimento de serviços de tecnologia da informação e uma parte essencial da inovação global. Com sede em Tóquio, desenvolve operações comerciais em mais de 50 países e enfatiza o compromisso de longo prazo, combinando o alcance global com a proximidade local, para oferecer serviços de consultoria profissional de primeira categoria, desde desenvolvimento de sistemas até serviços abrangentes de outsourcing. Para mais informações, visite www.nttdata.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS