Brasil,

Metso adota óculos inteligentes para suporte técnico no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Miriam Leite
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Conhecidos como smart glass, dispositivos permitem que técnicos acessem auxílio remoto em tempo real no monitoramento e ações técnicas em campo

A realidade aumentada, um dos destaques da indústria 4.0, acaba de ser adicionada aos recursos dos consultores técnicos da Metso no Brasil. A multinacional finlandesa vai adotar os chamados óculos inteligentes, conhecidos internacionalmente como smart glass, para seus profissionais de campo. Os dispositivos parecem óculos comuns, mas possuem câmeras especiais – inclusive com visão noturna – e conectividade sem fio. Com eles, os técnicos podem acessar outros especialistas remotos, engenharia e informações técnicas, em tempo real, aumentando a eficiência dos serviços, reduzindo tempo de intervenção e os custos do processo. Comercialmente, a solução vai ser nomeada como Metso Remote Assistance.

“A tecnologia começará a ser utilizado até o começo de novembro pelos nossos especialistas e será uma revolução no atendimento técnico” argumenta Paulo Gurgel, gerente nacional de assistência técnica. De acordo com ele, o recurso é disruptivo ao permitir que o consultor técnico tenha acesso ao suporte das equipes de engenharia da Metso, principalmente ao centro de inteligência da companhia e em tempo real. Como os óculos são equipados com câmeras, é possível enviar imagens dos equipamentos em manutenção e receber orientações também com suporte de imagens.

Câmeras permitem interatividade com realidade aumentada

Os smart glass permitem o compartilhamento de conhecimento em toda linha de equipamentos, processos e automação, áreas onde a Metso tem o reconhecimento mundial. “O suporte ao cliente passa a ser mais ágil, amplo e sem fronteiras”, resume Gurgel. Ele destaca que a ferramenta aproxima os especialistas a partir de uma conexão de dados segura e faz parte das tendências da indústria 4.0 ao lado de outros recursos que a Metso já adota, incluindo um aplicativo para acompanhamento de paradas programadas e não programadas já em uso no Brasil.

Além da maior agilidade no suporte técnico, o Metso Remote Assistance permite aumentar a eficiência no diagnóstico de falhas, otimizando custos dos reparos e os ganhos de produtividade, uma vez que o reparo torna-se mais rápido, preciso e realizado com segurança. Isso pode ser conseguido, por exemplo, com uma espécie de ordem de serviço digital, pela qual o técnico recebe orientação específica do equipamento que está em manutenção por meio da conectividade em tempo real com o cento de inteligência da Metso, evitando erros e reduzindo o tempo de intervenção. Ele também pode consultar a disponibilidade de peças no inventário da empresa, ganhando agilidade.

Outra característica dos óculos inteligentes é conferir maior segurança aos técnicos. O Metso Remote Assistance pode ainda armazenar o layout das plantas, identificando áreas com equipamentos que oferecem mais riscos ou guiando os técnicos, com precisão, em áreas confinadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar