Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas passa por transformação digital por meio de parceria de ThoughtWorks e ONU Mulheres

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Veruska Natasha Galotte
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Novo site da Fenatrad reforça acesso aos direitos das empregadas domésticas

Foi lançado ontem, 30 de outubro, o projeto de revitalização da comunicação e da tecnologia da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, organização formada por 26 sindicatos, que luta para que mulheres e homens que desenvolvem trabalho doméstico tenham os mesmos direitos que os demais trabalhadores. O projeto realizado pela ThoughtWorks, consultoria global de software, em parceria com a ONU Mulheres, prevê o lançamento do novo site da organização e o aperfeiçoamento de seus processos tecnológicos, com foco na organização do banco de dados referente à história da Fenatrad, uma das mais relevantes organizações de classe brasileiras.

O objetivo do projeto é consolidar os processos da organização, aperfeiçoando a sua política de comunicação com o conjunto da categoria, bem como fomentar a participação de suas filiadas no Congresso Nacional das Trabalhadoras Domésticas, que acontece anualmente. Além da comunicação, era necessária evoluir os sistemas de informação e tecnologia do Fenatrad. Para isso, a ThoughtWorks contribuiu aperfeiçoando o layout e o uso dos instrumentos de comunicação por meio do site, construindo instrumentos de comunicação com capacidade de formação e informação da categoria doméstica. O conteúdo do site recupera a história de luta e de organização sindical das trabalhadoras domésticas na conquista pelo reconhecimento e valorização do trabalho doméstico pela sociedade e Estado Brasileiro.

Por meio de um projeto pro bono, com duração de dois meses, a ThoughtWorks foi responsável pela reformulação do site com a organização de banco de dados com memórias audiovisuais - fotos, vídeos, documentos - abordando a história dos 11 Congressos dos Trabalhadores Domésticos promovidos pela Fenatrad/CNTD além do pagamento do domínio e hospedagem do site por 12 meses. Os ThoughtWorkers estiveram engajados desde o ínicio e puderam trabalhar e desenvolver habilidades e competências técnicas e comportamentais importantes para implementação de projetos na ThoughtWorks, para alguns profissionais foi a primeira experiência com um cliente externo.

A Fenatrad faz parte da Confederação Latino Americana e Caribenha das Trabalhadoras Domésticas (CONLACTRAHO) e da Federação Internacional de Trabalhadoras Domésticas (FITH), com sede nas Filipinas. A Federação representa uma categoria formada por aproximadamente 8 milhões de trabalhadoras, em sua grande maioria mulheres negras e pobres. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho - OIT BRASIL, em 2016 o Brasil tinha 6,2 milhões de trabalhadores domésticos, dos quais 92% eram mulheres. Apenas 42% destes trabalhadoras contribuem para a previdência social e só 32% possuem carteira de trabalho assinada. As trabalhadoras domésticas diaristas são as mais submetidas a precarização do trabalho, cabendo a elas a responsabilidade de contribuir para a previdência social.

Sobre a ThoughtWorks

Somos uma consultoria global de software e uma comunidade de indivíduos apaixonados por propósitos. Nós pensamos de forma disruptiva para para fornecer tecnologia capaz de enfrentar os desafios mais difíceis dos clientes, ao mesmo tempo em que buscamos revolucionar a indústria de TI e criarmos um impacto social positivo.