Brasil, 19 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Distribuidoras de energia desenvolvem projeto usando cabo OPDC Furukawa em rede óptica de altíssima confiabilidade

A busca por serviços de telecomunicações de alta capacidade e elevada disponibilidade, principalmente para atender aos requisitos de processos de missão crítica, tem levado as distribuidoras de energia elétrica a investir no aprimoramento contínuo de suas soluções nessa área. Com esse objetivo, as distribuidoras EDP Espírito Santo e EDP São Paulo iniciaram um projeto, há cerca de dois anos, em parceria com a Furukawa, visando o desenvolvimento de um padrão de rede óptica de altíssima confiabilidade e multisserviços a ser integrado à rede de distribuição compacta.

“A principal inovação do projeto está no uso da tecnologia de cabos OPDC como elemento de sustentação da rede compacta de média tensão (15 kV)”, afirma João Brito Martins, diretor da EDP Espírito Santo. O cabo OPDC (Optical Distribution Cable), fabricado pela Furukawa, é um cabo híbrido, metálico com fibra óptica no interior, capaz de conduzir energia elétrica e, ao mesmo tempo, fazer a transmissão de dados em banda larga. “A aplicação desse cabo como elemento da rede compacta (cabo mensageiro) resultará no aumento expressivo da nossa malha óptica, utilizada para a comunicação dos medidores, religadores, reguladores de tensão, conjuntos de combate a perdas, comunicação operativa e corporativa”, explica Martins.

Com conclusão prevista para novembro, o projeto conta com o apoio do programa de pesquisa e desenvolvimento da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e já tem um piloto em andamento. Para o piloto, foram implantados 5 quilômetros de rede automatizada na área de atuação da EDP Espírito Santo, com os cabos OPDC integrados a roteadores Fiber Mesh. “A adoção do conceito mesh em redes ópticas permite prover comunicação de alta disponibilidade e confiabilidade”, destaca o diretor da EDP ES.

Segundo ele, o grande benefício do projeto - que será ampliado para a EDP São Paulo - é possibilitar o aproveitamento da infraestrutura existente para o lançamento de cabos ópticos, de modo a reduzir os custos de implantação e manutenção. A intenção da distribuidora de energia é utilizar o cabo OPDC em larga escala, sempre que houver ampliação (ou substituição) de redes compactas de média tensão, o que aumentará a capilaridade de seu sistema de telecomunicações e abrirá oportunidades de novos negócios - e receitas - para a empresa. Uma das possibilidades, por exemplo, é o compartilhamento com terceiros da infraestrutura de rede óptica de comunicação.

A inovação desse projeto rendeu à EDP ES e EDP SP o Furukawa Electric Awards, premiação entregue em setembro às aplicações mais inovadoras baseadas em tecnologias e soluções Furukawa.

Sobre a Furukawa Electric LatAm

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita do Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.

Mais informações: www.furukawalatam.com



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS