Brasil,

Como a Inteligência Artificial pode trazer mais qualidade de vida para a sociedade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniel Generalli
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Revolucionando indústrias e reduzindo ineficiências de processos, a I.A. já se tornou parte da rotina das pessoas

A maioria dos dispositivos que utilizamos hoje está interligada através da Internet, promovendo uma grande conexão entre o mundo físico e o digital. Esta interação entre objetos e rede é conhecida como Internet das Coisas (ou IoT -- Internet of Things) e, com a ajuda da Inteligência Artificial, tem se tornado cada vez mais presente em nossa rotina.

Para os professores Plínio Aquino e Rodrigo Filev, do Departamento de Ciência da Computação no Centro Universitário FEI, são claros os impactos da IoT para os alunos de ensino superior. “A Internet das Coisas cria um novo paradigma de desenvolvimento de sistemas. Agora, os alunos devem pensar não só nos elementos virtuais, mas também analisar os impactos que a computação pode causar no meio físico”, diz Filev.

Fora das universidades, Aquino destaca a aplicação da IoT na indústria automobilística, que está desenvolvendo um número cada vez maior de carros elétricos e pesquisas avançadas com carros autônomos. “Estes veículos possuem um conjunto de sensores e dispositivos interconectados, caracterizando um ecossistema de Internet das Coisas. Já com o uso da Inteligência Artificial, os automóveis podem aprender a reconhecer padrões de direção, sinais de trânsito e outros aspectos que garantirão sua autonomia no futuro”, explica o professor.

Outro segmento de valor para o Brasil é a agricultura de precisão, que tem utilizado grande diversidade de sensores, dispositivos e equipamentos conectados na internet, criando um ambiente rico de coleta de dados. “Essa tecnologia ajuda o produtor rural na economia de insumos, previsão de safras e tomada de decisão no manejo das culturas”, conta Aquino.

E é claro que essa tecnologia já está presente na rotina das pessoas. Filev cita como exemplos de aplicação de I.A. no nosso dia a dia os aplicativos de rotas como o Waze; videogames e o mercado financeiro, onde diversas startups começaram a disponibilizar robôs que avaliam as opções de investimento disponíveis de acordo com o perfil do investidor.

Congresso FEI de Inovação e Megatendências aborda diferentes aspectos da I.A.

Entre os dias 15 e 17 de outubro, a FEI realiza a 4ª edição do Congresso FEI de Inovação e Megatendências 2050, que tem como tema principal a “Inteligência Artificial e o SER do Humano”. Com transmissão on-line para o público externo, o evento é considerado um dos maiores sobre inovação do País, contando com painéis, debates e a participação de CEOs, presidentes e executivos de diferentes companhias.

Para saber mais sobre a programação do Congresso, como assistir online e outras informações, acesse: http://www.fei.edu.br/congressodeinovacao/

Sobre o Centro Universitário FEI

Com 78 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição, com campus em São Bernardo do Campo e na capital paulista, já formou mais de 50 mil profissionais, entre engenheiros, administradores de empresas e profissionais da área de Ciência da Computação, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do País.

Mantido pela Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros, o Centro Universitário FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Os cursos oferecidos são Administração, Ciência da Computação e Engenharia -- habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e Engenharia de Robôs. Oferece ainda cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Tecnologia e de Administração, entre outros; mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química; e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar