Opensignal analisa qualidade de chamadas de voz pelo 4G em 80 países

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Boldrini
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Opensignal analisa qualidade de chamadas de voz pelo 4G em 80 países

Brasil tem experiência considerada Aceitável, ou seja, com os usuários satisfeitos de uma maneira geral apesar de alguns problemas nas chamadas

Com custos mais baixos e menos burocracia, as chamadas de voz por aplicativos como WhatsApp, Skype e Facebook Messenger vêm ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo. A Opensignal, empresa global e independente de análise móvel, lançou um relatório para avaliar e comparar a experiência do usuário desse tipo de ligação pelo 4G em 80 países pelo mundo.

A métrica se baseia na abordagem da União Internacional de Telecomunicações (ITU) para quantificar a qualidade das chamadas de voz por uma série de parâmetros técnicos. Essa medição é pioneira no mercado de análises móveis, revelando a verdadeira experiência de usuários de WhatsApp, Skype e Facebook Messenger ao realizarem ligações de voz por redes 4G. Foram realizadas mais de 57 bilhões de medições em 23,8 milhões de celulares espalhados pelo mundo entre os dias 01/06 e 30/08.

Cada país foi classificado em pontuações de 0 a 100, que apontam se a experiência de chamadas de voz é Excelente, Muito Boa, Boa, Aceitável, Ruim, Muito Ruim, Ininteligível ou Impossível de se comunicar. (saiba mais abaixo)

O Brasil aparece na 39ª colocação no ranking geral, com 77 pontos, índice considerado Aceitável. Ou seja, as chamadas de voz funcionam, mas ainda existem problemas como chiado, volumes baixos e interferências. Na América Latina, o Brasil aparece atrás de Uruguai (78,6 pontos) e Porto Rico (78,5 pontos). A região, aliás, teve desempenho muito inferior em comparação à Europa e Ásia. No ranking geral, dois terços dos países latino-americanos apresentaram índice Ruim ou Muito Ruim. Já os europeus possuem 13 dos 19 mais bem colocados no ranking. A Bélgica lidera com 82,6 pontos, índice considerado Bom.

Nenhum país alcançou qualidade Excelente ou Muito Boa, o que se explica pela capacidade limitada e pela latência das redes 4G. Ou seja, os atrasos e variações no sinal são muito frequentes. Com a popularização do 5G, a tendência é que mais usuários tenham acesso a chamadas de voz com qualidade acima da média e latência baixíssima.

Confira o relatório completo: http://www.opensignal.com/sites/opensignal-com/files/data/reports/pdf-only/data-2019-10/voice_app_experience_october_2019_opensignal.pdf

Veja o ranking mundial completo:

Veja o ranking dos países da América Latina:

Entenda os critérios de avaliação do relatório:

Excelente (95 a 100): A maioria dos usuários estão muito satisfeitos com as chamadas de voz. Operadoras oferecem sinal consistente para a base de clientes.

Muito Boa (87 a 95): A maioria dos usuários estão satisfeitos. As operadoras geralmente fornecem uma boa experiência de qualidade de voz. Ocasionalmente, pode haver algumas deficiências na chamada, principalmente relacionadas ao volume.

Boa (80 a 87): Muitos usuários estão satisfeitos, e há alguns pequenos prejuízos menores na qualidade de alguns. Às vezes, o fundo não é muito claro, a ligação pode ter interferências ou não serem altas o suficiente. Sons de clique ou distorções são muito frequentes.

Aceitável (74 a 80): Os usuários estão satisfeitos. Há problemas perceptíveis na qualidade da chamada de alguns usuários. Alguns sons de curta duração ou distorções estão presentes, e o volume pode não ser suficientemente alto. O ouvinte geralmente é capaz de compreender sem repetição.

Ruim (66 a 74): Muitos usuários estão insatisfeitos e enfrentam prejuízos na qualidade da chamada. Distorções, sons de clique ou queda de sinal são frequentes durante as chamadas, o que é perceptível e pode ser irritante.

Muito Ruim (60 a 66): A maioria dos usuários estão insatisfeitos e sofrem prejuízos significativos na qualidade da chamada. Ocasionalmente, ocorrem distorções, sons de clique ou silêncio durante a chamada. Pode ser difícil entender partes da conversa sem repetição.

Ininteligível (45 a 60): Quase todos os usuários estão insatisfeitos. Há ocorrência frequente de longas pausas, sons de clique ou distorções durante a chamada. É necessário que a repetição frequente de frases seja compreensível, ou há sobreposições na conversa.

Impossível de se comunicar (0 a 45)

Sobre a Opensignal

Somos Opensignal, uma empresa de análise móvel. Somos o padrão global independente para entender o verdadeiro estado das redes móveis do mundo com base em medições da experiência real do usuário. Nossos relatórios do setor são o guia definitivo para a verdadeira experiência que os consumidores recebem em redes sem fio, e medimos de forma independente isso em todas as principais operadoras de rede do mundo. Saiba mais: opensignal.com/newsroom

Nossa metodologia