Brasil, 21 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

5G: como impactará a nova tecnologia nas comunicações críticas

A quinta geração de tecnologias móveis, 5G trará grandes vantagens não apenas para as comunicações tradicionais de voz e dados para celulares. Também promete revolucionar as comunicações críticas (URLLC) para um amplo alcance de casos de uso que envolvem desde a telemedicina, a condução autônoma de veículos, até a segurança pública e diversas aplicações a nível industrial.

A partir da chegada da 5G, as comunicações celulares já não serão utilizadas apenas para serviços de voz e banda larga móvel para telefones, tablets e computadores. A nova geração de tecnologias móveis terá um amplo alcance de casos de uso que, apoiado nas características e funcionalidades avançadas da 5G, promete revolucionar todos os âmbitos da econômica e da vida humana.

Um dos três grupos de casos de uso da 5G é a URLLC (Ultra Reliable Low Latency Communications). Nesta categoria, estão todas as aplicações da 5G que possuem altos requisitos em relação à confiabilidade e disponibilidade das comunicações, além da baixa latência na transferência de informações, segundo infográfico da 5G Americas.

Diferentemente de sua antecessora, a 4G, que fornece uma latência de 4 milissegundos de acordo com as especificações do Release 14 do 3GPP -, a 5G promete uma latência de apenas 1 milissegundo, conforme definido no Release 15 para 5G NR (New Radio).

Graças a essa vantagem técnica e sua alta confiabilidade, a 5G poderá suportar as chamadas aplicações "de missão crítica", que incluem aquelas relacionadas a serviços de emergência e segurança pública, e que podem até envolver risco de vidas humanas. Isso inclui serviços de comunicação que empregam forças de segurança como policiais, bombeiros e equipes de resgate, entre outros, bem como serviços avançados de telemedicina, como diagnóstico remoto e até cirurgias remotas.

Também nesta categoria estão as comunicações que requerem baixa latência para garantir a interação em tempo real, seja entre humanos, entre máquinas e humanos, ou entre máquinas. Por exemplo, no caso do transporte, aplicativos de assistência ao motorista, gerenciamento inteligente de tráfego e até direção autônoma, ou seja, veículos não tripulados, podem ser considerados.

Segmentos como manufatura e outros setores industriais, como energia, também se beneficiarão de novos casos de uso, como smart grid, controle industrial, controle remoto de movimento e robótica, e aplicativos de realidade aumentada e realidade virtual que mudarão completamente os processos produtivos.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Ericsson, Intel, Kathrein, Mavenir, Nokia, Qualcomm, Samsung, Shaw Communications, Sprint, T-Mobile US, Inc, Telefónica e WOM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS