Brasil, 22 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Construtivo traz para o Brasil solução inédita de realidade aumentada integrada

  • Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Solução Ubik, da austríaca Augmensys, leva ao canteiro de obra e às plantas industriais o acesso a todo o ciclo de vida do projeto por meio da realidade aumentada integrada às soluções de colaboração e gestão empresarial, como o SAP

Imagine um engenheiro num canteiro de obra fazendo a inspeção da construção e, utilizando óculos de realidade aumentada, ele poder ter acesso a qualquer informação pertinente àquele projeto apenas olhando para a área que precisa obter dados. Parece ficção, mas a solução da Augmensys, empresa austríaca de software, já está disponível no Brasil por meio do Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em engenharia. A Voith Digital Ventures, nova divisão da Voith que oferece soluções para a Indústria 4.0, é a parceira para o fornecimento de consultoria para a implementação do sistema.

A solução, denominada Ubik, foi desenvolvida pela empresa austríaca Augmensys, especializada em realidade aumentada para processos industriais. Utilizando óculos de realidade aumentada, tablete ou celular, basta que o dispositivo seja direcionado para a área ou equipamento que se queira obter informações, e todos os dados referente ao projeto que estão contidos no Colaborativo, plataforma de gestão de processos e documentos na nuvem do Construtivo, são disponibilizados de forma integrada e visual. Basta o usuário pedir os dados, e as informações aparecem no visor dos óculos ou na tela do dispositivo.

Já na fase de operação, a solução fornece digitalmente informações relacionadas aos documentos técnicos e desenhos, por exemplo, oriundos do Colaborativo. E, quando integrada a softwares de gestão, como o SAP, a aplicação se torna mais reforçada para as demandas em campo. Além de fornecer informações que foram geradas durante o projeto apenas direcionando o dispositivo para área que se pretende receber informações, a solução Ubik também permite que o usuário agregue dados ao sistema por meio de comando de voz.

"Numa necessidade de alerta para a manutenção de um equipamento, por exemplo, é possível que o usuário dê o alerta via voz e o sistema adaptado no dispositivo envia as informações ditadas para a plataforma de dados que, imediatamente, autoriza o serviço de acordo com a sua configuração", comenta Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo.

Vale ressaltar que o Ubik pode integrar diferentes plataformas de informações, de acordo com o perfil de cada cliente. "Estamos ampliando nossa atuação na América Latina por meio de parceiros. A missão da Augmensys junto ao Construtivo é alavancar nossa presença e apresentar ao mercado uma solução móvel que beneficia o trabalho no campo fornecendo, em tempo real, informações estratégicas para potenciar a atuação dos profissionais", finaliza Charles Craddock, CEO da Augmensys.

Sobre o Construtivo.com ( www.construtivo.com/)

O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia. Pioneira no conceito de nuvem, desde 1999 atende os maiores projetos de infraestrutura do Brasil.

Fundado em 1999 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004 e se tornou uma empresa nacional.

Com sede em São Paulo e filial em Porto Alegre, o Construtivo tem como carro chefe a solução Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS) e atendendo mais de 25 mil usuários com rede de plena redundância e com padrões de segurança internacionais a partir de seus servidores em Data Center Nacional padrão Tier III.

As soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam o serviço e o conhecimento de sua equipe como parte do processo. Aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM, o Construtivo estabeleceu um núcleo de serviços de CAD / BIM.

Com cerca de 100 clientes ativos, entre eles UHE Belo Monte, CSN, Systra Vetec, CEEE, Voith, EBEI, Exto, CTG Brasil, Mobissom, LPC Latina, Rodobens, State Grid, JHE, PK, Voith, Rumo e Energia Consult, o Construtivo.com se tornou uma das principais empresas voltadas para o gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil do país, atendendo áreas como energia, transporte, administração pública, manutenção, entre outras.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS