Brasil,

Varejistas precisam ouvir expectativas de consumidores sobre adoção de tecnologia nos pontos de vendas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Angelo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Estudo da A.T. Kerney aponta que apenas 33% dos consumidores experimentaram tecnologias como impressão 3D, pontos de vendas móveis, telas interativas ou check out sem caixa; inovações estimulariam a ida às lojas, segundo a análise

A A.T. Kearney, uma das maiores consultorias de gestão de negócios do mundo, com mais de 90 anos de trajetória global, acaba de divulgar os resultados da 2019 Consumer Retail Technology Survey. A análise aponta que, quando o assunto é tecnologia para lojas, a maioria dos varejistas ainda está aquém das expectativas dos consumidores. "Embora já tenham ouvido todo tipo de promessas relacionadas a tecnologia para varejo, os consumidores ainda esperam os varejistas entregarem aquilo que prometem", diz o estudo, que ouviu mil pessoas nos Estados Unidos sobre o assunto.

Para dar uma ideia, a A.T. Kearney descobriu que, ainda que 75% dos entrevistados já tenham ouvido falar em tecnologias de realidade aumentada (AR), pontos de vendas móveis, check out sem caixa, telas interativas e impressão 3D para o varejo, apenas 33% já utilizaram alguma delas em suas experiências de compras. Por exemplo, 45% dos consumidores disseram já ter ouvido falar em AR, mas nunca a experimentaram em uma loja. Os resultados são parecidos para as demais tecnologias: 60% para impressão 3D, 40% para pontos de vendas móveis, 36% para check out sem caixa e 30% para as telas interativas.

E a pesquisa alerta varejistas para outro dado. O levantamento aponta um aumento de cerca de 50% na relação entre o número de consumidores que indicaram que a tecnologia fez parte de suas experiências no passado e aqueles que esperam que ela influencie suas compras no futuro. Segundo os consultores, atender essas expectativas dos consumidores pode representar uma excelente oportunidade para os varejistas.

Influência da tecnologia nas visitas às lojas

Tecnologia nas lojas especializadas

As lojas de variedades, como grandes redes e hipermercados, lideram a corrida da tecnologia no varejo. Mas os consumidores esperam mesmo é poder contar com a inovação nas lojas de especialidades. Segundo o levantamento da A.T. Kearney, 45% dos entrevistados afirmam já ter visitado as grandes lojas de departamentos justamente por conta da tecnologia, contra 24% que contaram ter feito o mesmo em lojas especializadas. No entanto, 58% dos consumidores esperam que a tecnologia de varejo impacte as escolhas de suas lojas de especialidades no futuro, alcançando as facilidades já oferecidas nos grandes varejistas.

Experiência x conveniência

O estudo constata que os consumidores acostumados às grandes redes varejistas valorizam muito mais a conveniência do que as novidades, com 41% dos entrevistados afirmando que a tecnologia associada a conveniência influenciaram suas visitas às lojas, ante apenas 13% que teriam ido até alguma loja motivados por alguma novidade. Enquanto isso, as novas tecnologias pouco influenciam os frequentadores das lojas especializadas – a customização e a experiência de compra são mais importantes para esses consumidores do que a tecnologia de varejo em si. E quando o assunto é tecnologia, a principal aspiração do consumidor é que ela ajude a reduzir os tempos gastos no check out, mais do que em suas experiências de compra propriamente ditas.

Esses e outros resultados e insights sobre tecnologia para o varejo podem ser encontrados na íntegra da 2019 Consumer Retail Technology Survey.

Sobre a A.T. Kearney

A A.T. Kearney é uma consultoria global líder em gestão de negócios, com 95 anos de operação e atuação em mais de 40 países. É uma empresa dirigida por seus sócios, comprometidos em ajudar os clientes e gerar impactos imediatos, aumentando as vantagens competitivas em seus desafios mais críticos.

O foco da consultoria é atuar como parceira estratégica dos clientes na obtenção de benefícios reais em projetos de curto e longo prazos. Os diferenciais da A.T. Kearney são ampla escala global, diversidade de recursos e excelência em todos os processos.

A A.T. Kearney possui uma cultura distinta que transcende as fronteiras organizacionais e geográficas. Não importa qual a localização ou posição, todos os consultores da A.T. Kearney são visionários, acessíveis e apaixonados por projetos inovadores.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Empresa: A.T Kearney
Site: https://www.atkearney.com/
Trama Comunicação - Tel: (11) 3388-3040 - www.tramaweb.com.br

Sobre a Trama

Entre as 20 principais agências brasileiras de comunicação, a Trama se destaca há 23 anos por criar projetos comunicacionais inspiradores que conectam, informam e engajam diversos públicos de forma alinhada à estratégia de negócios das organizações. Com um time de 35 profissionais e atualmente com mais de 40 clientes em seu portfólio, recebeu o Prêmio Aberje de Comunicação Integrada (São Paulo), ganhou o Prêmio Internacional Lusos na categoria prata de relações públicas; foi indicada como uma das 13 agências de mais alto nível em qualidade e excelência de serviços na opinião de seus clientes, na pesquisa “Agência de Confiança”, realizada pela Revista Negócios da Comunicação. É associada ao Instituto Ethos, Aberje e Abracom.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar