Brasil, 6 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Inteligência Artificial no agronegócio é o foco de projeto desenvolvido no CPQD

Conduzido em parceria com a RNP, projeto tem o objetivo de oferecer ao mercado uma plataforma aberta de IA

Uma plataforma de código aberto destinada a oferecer recursos para a criação de aplicações de Inteligência Artificial (IA) para o agronegócio - um dos setores mais importantes da economia brasileira, que pode obter ganhos significativos em produtividade e eficiência a partir do uso dessa tecnologia. Esse é o foco do projeto conduzido pelo CPQD em parceria com a RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, com o apoio de recursos dos Programas e Projetos de Interesse Nacional (PPIs) nas Áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

“A disponibilidade de uma plataforma aberta de IA, que propicie ao desenvolvedor recursos padronizados, de forma rápida, integrada e segura, é uma iniciativa importante para estimular o ambiente de inovação no campo”, afirma Fabrício Lira Figueiredo, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Agronegócio Inteligente do CPQD. “A ideia é fornecer, por meio dessa plataforma, elementos básicos que possam facilitar o desenvolvimento de aplicações específicas de IA para o agronegócio por startups e outras empresas que atuam nesse setor, proporcionando robustez e estabilidade para operação em larga escala”, acrescenta.

Com duração de três anos, o projeto - que começou em agosto de 2018 - está dividido em três áreas de atuação. Uma delas tem como foco o desenvolvimento de aplicações de aprendizado e análise preditiva, por exemplo, para o monitoramento, otimização e controle de produção e da qualidade. Outra prevê o desenvolvimento de aplicações de visão computacional (com imagens e vídeos) voltadas à identificação de padrões, entre outras possibilidades. A terceira tem como objetivo o desenvolvimento de aplicações de sistemas de diálogo (assistente virtual) para o agronegócio.

Sobre o CPQD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, e aceleram a geração de valor no processo de transformação digital contribuindo para a excelência operacional das organizações, a transformação da experiência dos usuários, a reinvenção de modelos de negócios, a segurança e conformidade e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de sua notória competência em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Conectividade, Blockchain e Mobilidade Elétrica. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P,D&I, que é a base para inovação em seus temas estratégicos no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD atua em toda a jornada de inovação - da ideia à implementação - e é apaixonado pela tecnologia que gera o desenvolvimento, o progresso e promove o bem-estar da sociedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS