Brasil,

Dicas de especialista para evitar ataques cibernéticos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Flores
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Dicas de especialista para evitar ataques cibernéticos

De acordo com pesquisa anunciada nesta semana pela Fortinet, líder global em soluções completas, integradas e automatizadas de segurança cibernética, o Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético em apenas três meses, entre março e junho deste ano. Esses dados só reforçam que segurança cibernética é uma questão de sobrevivência das empresas. Em todo o mundo, 86% das corporações foram atacadas e a tendência, ao analisarmos pesquisas mais recentes sobre o tema, é que os números cresçam ainda mais em curto prazo.

“Diante da ação predatória de cibercriminosos, formar profissionais qualificados para trabalhar na área de segurança cibernética é uma demanda crescente e inadiável. Os avanços na legislação, o volume e a complexidade das ameaças fazem com que a capacitação e atualização frequente dos profissionais sejam imprescindíveis, assim como o aprimoramento dos meios acadêmicos na busca de soluções e adequação às urgentes necessidades do mercado. Na UniCarioca, a segurança cibernética tem foco na formação de profissionais que possam fazer a diferença no mercado, aumentando a defesa das empresas diante de incidentes capazes de comprometer seus negócios, gerando prejuízos gigantescos. Há aulas práticas em laboratórios e o experiente corpo docente busca constantemente atualização de informações, tecnologia e processos. Há ainda parceria acadêmica com grandes empresas do setor, como Cisco, Microsoft e Amazon”, afirma o professor da pós-graduação em Segurança Cibernética da UniCarioca Guilherme Neves.

Dicas sobre cibersegurança para evitar e entender o Sequestro de Dados de Empresas:

- Brasil como alvo favorito:Segundo país com maior número de ameaças de sequestro de dados na internet, o Brasil se tornou alvo preferencial do cibercrime. De acordo com levantamento da companhia de segurança digital Trend Micro, concentramos 10,75% dos casos globais, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que reúne 11,5% dos episódios. Somente em 2018, a Trend Micro foi responsável pelo bloqueio de 1,8 bilhão deataques do tipo ransomware, ou seja, quando dados armazenados em um equipamento são virtualmente sequestrados, por meio de códigos criptográficos, e liberados somente mediante pagamento de resgate pelo usuário/vítima. É de fácil e rápida percepção, já que os dados ficam ilegíveis, embaralhados.

- Cuidados com e-mail:O Brasil ocupa também a incômoda terceira posição no ranking dos países em que circulam mais ameaças por e-mail. Uma das práticas mais comuns - e preocupantes - é o Comprometimento de E-mail Empresarial (BEC, na sigla em inglês). No BEC, criminosos se passam por um executivo de alto escalão a fim de enganar e aplicar golpes em funcionários. O estudo mostra ainda que o Brasil reuniu mais de 12 milhões de pessoas afetadas por ataques de URLs maliciosas, mais de 40 milhões de malwares detectados e 55 mil apps maliciosos identificados pela Trend Micro no ano passado.

- Ataquesde ransonware a empresas: Diante desse cenário ameaçador de insegurança digital, todo o dono de empresa tem, cada vez mais, obrigação de resguardar seus dados a fim de evitar sequestros e problemas que possam afetar de forma drástica a saúde do seu negócio. Umataque de ransonware se dá em três etapas: em primeiro lugar o atacante envia um e-mail fraudulento (phishing) ou coloca um malware (código malicioso) num site. O usuário entra no ou clica em um link no e-mail, esse malware abre uma porta dos fundos na máquina e instala um worm (malware que se propaga pela rede sem a necessidade de ação do usuário). Depois que todas as máquinas estão infectadas, o cibercriminoso copia os dados e começa o processo de criptografia para, finalmente, dar início à extorsão.

- Prevenção de ataques:Para evitar a contaminação dos equipamentos, recomenda-se que a empresa mantenha softwares sempre atualizados, ter proteção em camadas capazes de detectar a invasão, firewall, antivírus com inteligência artificial, políticas de segurança bem implantadas e um profissional capaz de coordenar, controlar e gerir todo esse sistema. Além disso, há delegacias especializadas em crimes digitais e a LGPD, lei 12.737/2012 que rege a Política Nacional de Segurança da Informação, que, infelizmente ainda esbarra na falta de infraestrutura e morosidade da Justiça.

- Combate ao cibercrime:Combater o cibercrime é tarefa bastante complexa. Se o Brasil adiar o enfrentamento, se tornará ainda mais frágil no ambiente digital. O meio acadêmico tem grande capacidade para colaborar com a busca de soluções, trabalhando na formação de profissionais gabaritados. É um processo que não pode ser postergado ou ignorado. Alimentar uma sensação de insegurança cibernética tem potencial para pôr em risco toda a economia e a própria segurança das instituições do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar