Brasil,

Análise de interações sociais: a mais recente estratégia na luta contra a fraude de identidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Estela Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

*Por Ricardo Cheida, diretor de pré-vendas para América Latina da FICO

Há mais de 60 anos, a FICO - empresa global de análise preditiva - tem trabalhado para combater os problemas de fraude enfrentados por milhares de empresas financeiras no mundo. Porém, com o rápido avanço da tecnologia, os fraudadores também se beneficiam com ferramentas cada vez mais sofisticadas, aumentando a recorrência de fraudes em novas contas.

Atualmente, a maior recorrência delas ocorre na abertura de contas. Segundo estudo de 2019, da empresa Javelin (Identity Fraud Study: Fraudsters Seek New Targets and Victims Bear the Brunt), mais de 34 milhões de dólares já foram perdidos ao longo desse processo. O estudo também conclui que as modalidades mais afetadas por fraudes são empréstimos hipotecários, seguidos por empréstimos estudantis, empréstimos para compra de veículos; e finalmente, a aquisição de cartões de crédito. Nessa última, segundo dados do Aite Group, foram registradas perdas de US$ 968 milhões no mundo todo em 2018.

A FICO observou três comportamentos recorrentes nessas tentativas de fraude:

- Fraudes em 1ª pessoa, baseadas na obtenção fraudulenta de crédito através do uso de informações demográficas falsas.
- Identidade Sintética, que se trata de uma fraude cometida por um indivíduo feita com base em uma falsa identidade. Em alguns casos é possível obter informações reais de diferentes pessoas para criar uma identidade diferente.
- Fraudes em 3ª pessoa, que ocorrem quando a identidade de uma outra pessoa é utilizada, sem o consentimento da mesma, para obtenção de crédito.

Além disso, os criminosos estão aprimorando suas táticas, fazendo com que seja cada vez mais difícil para os bancos e instituições financeiras detectarem divergências antes que seja tarde demais.

Por essa razão que o sistema multicamadas FICO® Application Fraud Manager se tornou uma ferramenta tão importante na detecção e prevenção de fraudes, pois facilita a tomada de decisão, incorporando dados de dezenas de recursos internos, além de se beneficiar da base de fontes da FICO e de terceiros.

Durante os processos do FICO® Application Fraud Manager ocorre a análise de vinculação de redes de interação social, a qual não se refere a redes sociais, mas sim a dados pessoais, endereços físicos e virtuais, solicitações, números telefônicos e interações sociais, que podem ajudar a identificar se um caso envolve uma única pessoa ou uma rede de criminosos.

Ao combinar as informações sobre as redes de interação social com os dados do solicitante e variáveis disponíveis em sistemas transacionais, a FICO obtêm uma análise de risco preditivo mais confiável na abertura de uma conta.

Da mesma forma, o FICO® Application Fraud Manager suporta tecnologias nativas dos clientes, o que pode ajudar na comparação de variáveis para verificar identidades, tais como dispositivo de rastreamento ou de reconhecimento facial. Essas tecnologias podem ajudar ainda mais a identificar informações suspeitas e impedir possíveis fraudes, resultando em uma análise mais assertiva e ágil.

***

Sobre a FICO

A FICO fortalece decisões que ajudam pessoas e negócios a prosperarem em todo o mundo. Fundada em 1956 e baseada no Vale do Silício, a companhia é pioneira no uso de análises preditivas e ciência de dados para melhorar as decisões operacionais. A FICO detém mais de 180 patentes globais de tecnologias que aumentam a lucratividade, satisfação do cliente e o crescimento dos negócios para as áreas de serviços financeiros, telecomunicações, saúde, varejo e muitas outras. Usando as soluções da FICO, empresas em mais de 100 países realizam diversas transações desde proteger 2,6 bilhões de cartões de pagamento contra fraudes, apoiar consumidores e empresas a obterem crédito, como até mesmo garantir que milhões de aviões e carros alugados estejam no local correto na hora exata. Saiba mais em https://www.fico.com/br/.

Ou ainda em https://twitter.com/fico & http://www.fico.com/en/blogs/. Para notícias e press releases, acesse https://www.fico.com/br/newsroom. FICO é a marca registrada da Fair Isaac Corporation nos Estados Unidos e outros países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar