Brasil,

Empresas se unem para apresentar cases de IoT e trocar experiências para acelerar o crescimento do setor no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Lino
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Diferentes histórias sobre a aplicação de IoT serão compartilhadas durante o primeiro ABINC Summit Conexão IoT. Congresso também conta com a presença de Sudha Jamthe, CEO da IoTDisruption.com, e especialistas de IoT nas áreas de segurança, privacidade, tratamento de dados, tecnologias habilitadoras de IoT e blockchain

Empresas como a Volvo Group, o Parque Tecnológico Itaipu, a Net Sensors do Brasil e a Atlas Schindler operam em diferentes segmentos, mas ao menos uma coisa elas têm em comum: conseguiram resultados positivos ao empregarem ferramentas de Internet das Coisas (IoT) em seus negócios. O segredo do sucesso em cada operação será revelado durante o primeiro ABINC Summit - Conexão IoT, que será realizado nos dias 25 e 26 de junho no Hotel Sheraton, em São Paulo.

Voltado tanto para executivos que buscam um salto de produtividade para transformar as suas empresas e explorar novas oportunidades de negócios na economia digital, quanto para fornecedores de produtos e serviços IoT, o Congresso trará uma abordagem sobre a aplicação dos conjuntos de tecnologias que compõem a IoT, com foco menos técnico e mais direcionado a apresentar os ganhos de produtividade, eficiência e redução de custos em seus processos internos. Além de painéis com especialistas em IoT, a programação terá um espaço para apresentação de cases selecionados previamente por meio de uma chamada pública. As histórias contemplam provas de conceito, test-beds, projetos pilotos ou projetos em escala comercial que já tenham sido observados ou mensurados resultados efetivos pela empresa, como ganhos financeiros, melhorias operacionais, validação de modelos de negócio, colaboração entre múltiplas empresas ou simplesmente o aprendizado e experiência da empresa para seguir inovando.

A Volvo Group vai mostrar como ferramentas de IoT, Big Data, Business Intelligence e Analytics promoveram, via sensorização dos veículos, a construção de um ecossistema robusto que possibilitou racionalizar e otimizar a utilização do insumo de diesel por meio do emprego das tecnologias e possibilitaram um ganho de 12% na redução do consumo do combustível em uma frota de 15 chassis. Já o Parque Tecnológico Itaipu desenvolveu uma solução para aquisição, apresentação, análise, infraestrutura e integração de dados de estações de monitoramento ambiental da Itaipu Binacional baseado no conceito de Internet das Coisas. Com isso eles conseguiram a melhoria na aquisição e confiabilidade dos dados climáticos das estações automáticas da Itaipu, além do desenvolvimento de uma rede LoRaWAN no oeste do Estado, o que gerou novos negócios e serviços, atendendo cooperativas com infraestrutura de rede, plataforma de gestão de dados e know-how técnico sobre IoT na região.

Outra solução apresentada será a Bueiro Inteligente, da Net Sensors do Brasil. Composta por um cesto coletor, um sensor volumétrico para detecção em tempo real do nível de enchimento, um aplicativo para uso em smartphones e uma plataforma de gestão Web, a empresa conseguiu reduzir o envio de resíduos sólidos aos rios, os pontos de alagamentos - o que minimizou os recorrentes problemas de enchentes por conta de bueiros entupidos -, além de reduzir o custo operacional de limpeza e facilitar o escoamento das águas, ao fazer um monitoramento 24 horas dos bueiros por meio de sensores. Já a Atlas Schindler prevê uma redução de 20% no número de paralisações dos equipamentos monitorados globalmente ao utilizar algoritmos de inteligência artificial para identificar, de forma preditiva, possíveis ocorrências na operação de elevadores e escadas rolantes e asim permitir que a empresa apresente soluções eficazes desde os primeiros diagnósticos.

ABINC premia melhores cases de aplicação da IoT

Durante o Congresso, um comitê curador avaliará todos os cases apresentados de acordo com os critérios de avaliação descritos no momento da chamada pública para inscrições, que ocorreu no mês de março. Serão eleitos o melhor em cada uma das duas categorias: melhoria operacional e inovação. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação, programada para o último dia, e o autor principal de cada case premiado será contemplado com a inscrição no congresso internacional IoT Solutions World Congress 2019 a ser realizado em Barcelona.

Programação fica completa com convidados internacionais e especialistas em IoT

Além da apresentação de cases, a programação do Congresso será composta por painéis com especialistas em IoT. O destaque vai para a palestra de Sudha Jamthe, CEO da IoTDisruption.com e líder de negócios com 20 anos de experiência em transformação digital de organizações de construção. Já tendo orientado grandes players do mercado como eBay, PayPal, Harcourt e GTE, ela falará sobre os modelos de negócio e as tendências futuras para IoT.

Outro nome de peso a integrar o time de palestrantes é João Carlos Brega, Presidente da Whirlpool Latin America e VP da Whirlpool Corporation. Entusiasta de um Estado moderno e menos burocrático que cumpra seu papel para o desenvolvimento do Brasil, ele mostrará como a Whirlpool, empresa líder do segmento em que atua e na excelência operacional de processos e de pessoas, inova com a IoT dentro e fora da organização.

Temas que circundam o setor de IoT, como a questão da segurança, privacidade, tratamento de dados, tecnologias habilitadoras de IoT e blockchain, também fazem parte da programação.

Clique aqui para ver a programação completa: https://abinc.org.br/summit/palestrantes/programacao/

Realização
ABINC | www.abinc.org.br
MCI Brasil | www.mci-group.com

Serviço
1º ABINC Summit Conexão IoT
Data e horário: 25 e 26 de junho, das 8h às 20h
Local: Hotel Sheraton - Av. das Nações Unidas, 12.559, Brooklin, São Paulo (SP)
Programação: https://abinc.org.br/summit/palestrantes/programacao/
Ingressos e mais informações: https://abinc.org.br/summit/

Sobre a ABINC

A ABINC, Associação Brasileira de Internet das Coisas (http://www.abinc.org.br), foi fundada em dezembro de 2015 como uma organização sem fins lucrativos, por executivos e empreendedores do mercado de TI e Telecom. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma entidade que fosse legítima e representativa, de âmbito nacional, e que permitisse a atuação em todas as frentes do setor de Internet das Coisas. A ABINC tem como objetivo incentivar a troca de informações e fomentar a atividade comercial entre associados; promover atividade de pesquisa e desenvolvimento; atuar junto às autoridades governamentais envolvidas no âmbito da Internet das Coisas e representar e fazer as parcerias internacionais com entidades do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar