Brasil,

Petrobras: o resultado financeiro é só uma parte do valor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Daniel Domeneghetti*

A queda de mais de 8% nas ações da Petrobras no mês passado, fez a empresa perder R$ 32,4 bilhões em valor de mercado após a intervenção do presidente Jair Bolsonaro na política de preços da petroleira. O fato nos abre uma boa oportunidade para falar da importância das empresas em gerar e proteger valor tangíveis e intangíveis como forma de manter sobrevivência e perenidade do negócio.

A pancada foi grande e, mais uma vez, a Petrobras quase viu seu trabalho de recuperação de reputação se esvair, juntamente com os seus lucros, aos olhos de seus acionistas. Por mais que a possível crise de confiança não estivesse atrelada a escândalos de corrupção, a baixa das ações fez os investidores ficarem atentos com os próximos passos da companhia na bolsa de valores.

O desastre só não foi maior devido aos investimentos feitos pela Petrobras para reconstruir sua imagem diante de investidores e de outros stakeholders nos últimos três anos, após a eclosão dos capítulos obscuros de envolvimento na Lava Jato. Trabalhos com proporções para Hércules nenhum botar defeito, a petroleira revisitou padrões de governança, definiu novos vínculos de relação com seu público externo, reforçou medidas de compliance e transparência, dentre outras medidas.

Essa combinação somática de construção cuidadosa de retomada de credibilidade com a imagem permitiu à Petrobras voltar a performar no mercado e, sobretudo, ganhar aos poucos a confiança de investidores e clientes novamente.

Apesar das turbulências do ano passado com a greve dos caminhoneiros, a demissão de Pedro Parente da presidência da companhia e as eleições presidenciais, a Petrobras encerrou 2018 com valor de mercado estimado em R$ 316 bilhões, segundo a Economatica. Ou seja, em vias de fato, voltou a lucrar por meio de uma gestão estratégica, resumida a fontes potenciais na proteção e geração de valor intangíveis.

Aliás, priorizar os esforços na gestão e investimento em bens intangíveis, tais como governança corporativa, marca, sustentabilidade e inovação, ou seja, em ativos que não são tradicionalmente ligados a performance financeira, é a estratégia adotada (e também a tábua de salvação) para empresas que se viram diante de escândalos financeiros nos últimos cinco anos. Odebrecht e JBS são exemplos acrescidos na lista de organizações que reconstroem a marca através de uma revisão na sua missão e valores.

Tratar de inovação, criatividade, cultura digital e sustentabilidade, não é falar sobre os margens de lucros da empresa, o quanto ela vende ou seus investimentos. Quando falamos de competências intangíveis, na verdade, procuramos entender o ambicionar da empresa em olhar para resultados cada vez mais significativos, sem estar atrelados puramente a finanças. Não compreender a real proposta dos intangíveis no negócio, frente à complexidade do ambiente corporativo atual, a companhia estará fadada à irrelevância mercadológica. Performar sem cuidar da credibilidade não funciona e preservar só a própria imagem, por puro alter ego, sem focar no crescimento saudável e no caixa, leva a empresa à estagnação, culminada por uma morte lenta.

*Daniel Domeneghetti é especialista de marketing branding, práticas digitais no relacionamento com cliente e CEO da DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em maximizar geração e proteção de valor real para as empresas.

Sobre a DOM Strategy Partners

A DOM Strategy Partners é a primeira consultoria focada em estratégia corporativa, 100% nacional. Pertencente à Holding ECC, também proprietária da E-Consulting Corp. A empresa oferta em seu portfólio de serviços profissionais práticas e metodologias como planejamento estratégico corporativo, gestão de ativos intangíveis, gestão do conhecimento e da inovação, inteligência competitiva e estratégia de marketing. A DOM desenvolve seus projetos e soluções a partir de metodologias proprietárias, criadas em seus três centros de pesquisas e estudos (SRC – Estratégia e Negócios, TechLab – Tecnologia e Processos, XPLab – Comunicação e Marketing), associadas a metodologias golden standard de mercado. Com cerca de 20 consultores com vasta experiência em empresas de consultoria internacional e bancos de investimento, a DOM trabalha somente com clientes preferenciais e atendimento personalizado, garantindo assim performance superior e foco centrado em resultados comprovados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar