Apps com alto engajamento estão melhorando serviços e a convivência em condomínios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Melissa Rossi
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti

Mais de 60% dos clientes da LAR.app já priorizam boleto digital para o pagamento do condomínio e 50% já efetuam reserva de áreas comuns também pelo app

Semana passada saiu uma pesquisa da Google Consumer Survey*, realizada em março de 2019 que fala de conveniência, facilidade e rapidez na entrega de serviços. Com o avanço da tecnologia e os serviços personalizados, conseguir as coisas de forma rápida e fácil deixou de ser um extra: a conveniência virou o mínimo aceitável. As pessoas querem apps mais rápidos e fáceis. A pesquisa afirma que 33% das pessoas dizem que pagariam mais para obter o que querem de forma mais ágil e rápida.

Com isso em mente, desde o começo da história da startup, a LAR.app - plataforma digital para gestão de condomínios, desenvolveu uma interface completa e que permite inclusão dos mais variados serviços personalizados de acordo com as demandas dos condomínios atendidos. Com pouco mais de 10 meses de operação, a LAR.app já possui uma taxa elevada de engajamento - 70% dos condôminos acessam o app todo mês. A interação mobile dos clientes da LAR.app com os serviços e funcionalidades vem numa crescente. Segundo Rafael Lauand, sócio-fundador da startup, a maior ocasião de uso hoje é o acesso para emissão do boleto de pagamento do condomínio, seguido da visualização de documentos e prestação de contas.

Metade do volume das reservas de churrasqueiras, salão de festas e espaços comuns dos condomínios são feitas pelo aplicativo da LAR. "Os condôminos estão cada vez mais usando o app para efetuar as reservas, o que além da agilidade, traz o benefício da automatização da cobrança já calculada diretamente no boleto do condomínio do mês seguinte", reforça Lauand.

A empresa alega 100% de crescimentos nos últimos 3 meses no número de notificações digitais de encomendas. Outro serviço que é campeão de engajamento, segundo o time. Essa funcionalidade é utilizada principalmente em condomínios com portaria remota (aquela onde é uma central que substitui o papel do porteiro). Com essa funcionalidade o zelador consegue avisar os moradores quando alguma encomenda chegou, com uma notificação automatizada que chega no e-mail de cada morador.

Um dos principais serviços que a LAR.app entrega e é considerado compromisso vital para a desburocratização dos condomínios é concluir a emissão de 100% das prestações de contas dos condomínios em menos de 3 dias úteis após o fechamento financeiro do mês. “Hoje, por utilizarmos processos financeiros digitais e automatizados, conseguimos entregar a prestação de contas aos síndicos e conselheiros em tempo incomparável com a média de mercado”, diz o sócio-fundador. Algumas administradoras chegam a 60 dias.

Outro atrativo e que carrega uma função social importante por trás é a adesão de 60% dos moradores que optam por receber seus boletos apenas na versão digital. O sócio explica o engajamento: "receber o boleto digital não é só mais fácil, como também sustentável. A LAR.app direciona uma parte do valor que economizamos com essas impressões para a Organização TETO, que constrói casas em comunidades de risco. Essa iniciativa incentivou mais moradores a adotarem o modelo nos últimos meses, e será mantida".

*Fonte: Google Consumer Survey - Março de 2019 - Conveniência: de rápido para surpreendente

Sobre a LAR.app

A startup LAR.app é uma plataforma digital para administração de condomínios que inova com práticas para reduzir a burocracia, os processos e os custos na gestão de edifícios. O objetivo da empresa é reinventar a administração de prédios e melhorar o bem-estar dos condôminos. Em oito meses de operação, e com quinze condomínios em sua carteira – dos quais nove em São Paulo e um em Curitiba, a startup oferece uma redução inicial de cerca de 10% nos custos do condomínio. Desde o seu lançamento, em agosto de 2018, transacionou mais de R$ 3 milhões dos condomínios referentes aos custos e obrigações dos edifícios. O investimento inicial foi de R$ 80 mil. A LAR.app reduz os custos da gestão dos condomínios em cerca de 10% logo nos primeiros três meses. Em longo prazo, a empresa afirma que a economia pode chegar a até 40% ou 50%.