Brasil,

As estratégias por trás dos super apps

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Catherine Barros
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Por Marcus Imaizumi

No Brasil, segundo dados divulgados pela SimilarWerb, o iFood contabilizou 390 mil pedidos por dia, apenas nas últimas semanas de outubro do ano passado. Um crescimento de 109% se comparado ao mesmo período em 2017. A Rappi, startup colombiana de delivery, apresentava até novembro do ano passado 3,6 milhões de usuários, um quinto deles no Brasil, mediando cerca de 11 mil pedidos por hora - segundo apurado pela revista Exame. Números grandes como esses mostram como o fenômeno de “super apps” tem crescido de forma exagerada por aqui.

Eles chamam a atenção dos usuários por oferecem mais de uma possibilidade de serviços, com fácil usabilidade e preços acessíveis, como Rappi, Glovo, Uber Eats, Yellow e tantos outros. Mas, o mercado de mobile não é tão simples, principalmente quando se depende de um fator externo, como usuários.

Nesse quesito, no final de fevereiro, a espanhola Glovo anunciou que sairia do mercado brasileiro. Em resposta à veículos de comunicação, a empresa esclareceu que “o Brasil é um mercado extremamente competitivo e que, para obter o sucesso que planejamos originalmente, precisaríamos de mais investimento e tempo para penetrar, liderar e alcançar rentabilidade”. Com isso, nota-se que é um desafio constante investir e se manter atualizado no mercado de mobile.

Esses aplicativos sofrem com uma alta taxa de desinstalação, tendo em vista que grande parte dos usuários instala o app para fazer um pedido de comida e depois excluem. Pesquisas mostram que a cada 30 dias um app perde cerca de 90% da base que acabou de criar de usuários, ou seja, os aplicativos precisam investir em mídia constantemente para que o usuário que desinstalou o app, instale-o novamente, realize novas transações e não use o do concorrente. Nesse sentido, as adtechs são estratégicas e fundamentais para direcionar as demandas de reengajamento de usuários.

Super apps, como estes, necessitam de tecnologia para impactar potenciais usuários de regiões geográficas específicas, já que estes serviços não estão disponíveis em todas cidades do país. O iFood, por exemplo, estava em 463 cidades até outubro do ano passado. Com um trabalho mais detalhado, é possível segmentar uma campanha para determinada região.

Algumas empresas de mobile marketing também oferecem tecnologias para fazer remarketing, ou seja, impactar usuários inativos ou que já desinstalaram um app. Com isso, é possível rodar campanhas que ajudam a incentivar os usuários a voltarem a usar o app, fazer mais pedidos e outras ações, por meio de promoções e cupons de desconto. Essa tecnologia é mais assertiva para impactar determinados grupos de usuários com perfis de consumo mais restritivos.

Os desafios são muitos quando se trata de aplicativos, pois é um mercado muito competitivo. Nesse quesito, é preciso ter estratégia e visão, além de uma boa tecnologia para atender a cadeia do consumidor por inteira. Boas campanhas são desenvolvidas quando você (empresário) pensa como usuário, em como gostaria de trafegar dentro do aplicativo: O seu aplicativo atende todas as demandas?

**Marcus Imaizumi é especialista em aquisição de usuários, monetização e em desenvolvimento de negócios digitais. Com mais de 15 anos de mercado, atualmente, é Head of Latam na adtech alemã Applift.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar