Brasil, 23 de Março de 2019

+ F O N T E -

Empresas têm desafio duplo ao adotarem projetos de RPA, afirma Minsait

Consultoria de tecnologia afirma que 70% dos planos de automatização realizados pelas companhias falham por falta de gestão adequada

Os benefícios da automatização de processos com robôs (ou RPA, no jargão de tecnologia) são conhecidos: transferir atividades repetitivas realizadas por mão-de-obra humana a softwares programados é um processo capaz de trazer benefícios em termos de produtividade e redução de custos. Apesar dos benefícios claros, implementar, operar e controlar iniciativas de RPA está longe de ser fácil: de acordo com a Minsait, uma empresa Indra, aproximadamente 70% dos projetos fracassam por causa da falta de gestão eficaz desses projetos.

De acordo com a companhia, isso acontece porque muitas empresas olham somente para meios de adotar a tecnologia capaz de fazer a robotização funcionar – mas esquecem de como replicar de maneira eficaz esses modelos por toda a companhia. “Não é difícil obter um software para criar um robô capaz de executar tarefas simples. É fácil pensar que uma vez executados com sucesso dois ou três casos simples de RPA, será necessário somente replicar essa metodologia a 50 ou 100, mas na verdade esse cenário é muito mais complexo do que parece”, afirma a Minsait.

Para solucionar esse problema, é necessário ter um olhar duplo sobre esse tipo de iniciativa a fim de obter sucesso: usando as melhores práticas de tecnologia para fins de negócios. Tendo esse objetivo em mente, a companhia desenhou um modelo eficaz de gestão de RPA, chamado Centro de Excelência (RPA-CEX). Nele, uma equipe de experts realiza a gestão do projeto desde o início, aliando boas práticas de TI a um conhecimento profundo dos processos da empresa e de sua dinâmica diária.

A implantação desse modelo é realizada em três fases: na primeira, é feita uma análise do impacto da robotização na empresa; em seguida, são desenhados os modelos organizacionais capazes de apoiar a evolução da RPA em escala; e identificar as pessoas responsáveis por trazer a máxima eficiência da robotização ao longo do tempo.

“Em um primeiro momento, as decisões sobre processos a serem automatizados serão relativamente fáceis – em torno de 20% das tarefas em uma empresa são de mão de obra repetitiva – mas, à medida que o projeto for avançando e seja comprovada a necessidade de avançar nos processos long tail, as dificuldades serão maiores e as decisões serão mais complexas. Por isso, é necessário contar com experts em tecnologia que tenham sempre em mente a contribuição do valor, testando e colocando em produção, trabalhando em ciclos curtos de desenvolvimento que permitam avaliar a tarefa e avançar até o produto final desejado”, finaliza a companhia.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é a companhia líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, o que complementa sua alta capacidade de integrar o mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::