Brasil,

Ameaças cibernéticas atingem recorde em 2018

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalia Diogo
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Ameaças cibernéticas atingem recorde em 2018

ESET analisa o aumento de 12% em relação a 2017, chegando a 46 vulnerabilidades relatadas por dia durante o ano

A exploração de vulnerabilidades é um dos cinco métodos mais utilizados pelos invasores para infectar suas vítimas. A ESET, empresa líder na detecção proativa de ameaças, revela que o ano de 2018 atingiu seu ponto máximo, e detalha quais foram os tipos mais frequentes.

Até o final de dezembro, 16.555 vulnerabilidades foram registradas de acordo com os relatórios feitos no CVE, o que significa um aumento de 12% em relação a 2017. Isso dá uma média de 46 ameaças relatadas por dia durante 2018. Porém, as mais críticas (com uma avaliação maior ou igual a 7 e 9 de acordo com o CVSS v3.0) tiveram uma leve queda, se comparado ao ano anterior.

Os produtos com mais vulnerabilidades em 2018 foram a distribuição de Linux denominada Debian em primeiro lugar, seguido pelo Android no segundo. Outros sistemas amplamente utilizados que aparecem no ranking são o Ubuntu em terceiro lugar, o Enterprise Linux Server da Red Hat em quinto e o Windows 10 em décimo. Apesar do Debian ser o primeiro lugar em vulnerabilidades, durante o ano de 2018 as detecções de códigos maliciosos especificamente projetados para afetar o Linux representam apenas 1% do total de detecções, enquanto que para sistemas operacionais da Microsoft o número aumentou para mais de 6%

Os fabricantes com mais vulnerabilidades em 2018 foram o Debian (903), Oracle (690) e Microsoft (674), enquanto os aplicativos foram Firefox (333), Acrobat DC e Acrobat Reader DC (286) e PhantomPDF (223), e os fabricantes com os casos mais graves são Adobe (8,80), Qualcomm (8,50) e RealNetworks (8,50).

Os tipos mais frequentes de vulnerabilidades em 2018 foram execução de código (23%), ataques de overflow (18%) e Cross Site Scripting, ou XXS (15%). Além disso, 79% são relacionadas à execução de código eram graves (pontuação de criticalidade maior ou igual a sete). Não é surpresa, então, que a exploração de vulnerabilidades seja um dos vetores de comprometimento mais utilizados.

"Essas vulnerabilidades têm impacto sobre usuários domésticos e empresas. O caso WannaCry, por exemplo, uma falha identificada no protocolo SMBv1 (Server Message Block) do Windows, foi o caso de maior repercussão. Apesar de mais de um ano ter se passado desde o ataque deste ransomware, as detecções do exploit SMB / Exploit.DoublePulsar tiveram um aumento de 213% durante 2018. Na América Latina, entre os países mais afetados por esse exploit estão México (23%), Peru (14%) e Brasil (12%) ", diz Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

"As vulnerabilidades continuarão a aparecer ano após ano, porque são inevitáveis e inerentes ao desenvolvimento de aplicativos e dispositivos. A ESET defende que a prevenção e o conhecimento são a chave para permanecermos seguros e desfrutarmos da tecnologia disponível do ponto de vista da segurança ", conclui Gutierrez.

Para mais informações, visite o portal de notícias da ESET, chamado WeLiveSecurity, em: https://www.welivesecurity.com/br/2018/12/26/vulnerabilidades-atingiram-novo-recorde-historico-em-2018/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar