Brasil,

Fórum "ESG - Como evoluir a agenda na sua empresa" explica urgência do tema no mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nídia Bomtempo
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Promovido pela M. Dias Branco, evento contou com a participação de Ricardo Voltolini, especialista em sustentabilidade empresarial, e cases da Companhia a respeito dos temas Ambiental, Social e Governança

Aconteceu nesta quarta-feira, 22, a 3ª edição do Fórum de Sustentabilidade e Desenvolvimento oferecida, de forma gratuita, pela M. Dias Branco para colaboradores, profissionais e estudantes interessados no assunto. O tema deste ano, “ESG - Como evoluir a agenda na sua empresa”, abordou o significado de cada uma das siglas (do inglês: Ambiental, Social e Governança), a diferença entre ESG e sustentabilidade, como trabalhar o ESG nas companhias, além de diversos cases da M. Dias Branco e outras empresas.

A iniciativa do fórum surgiu com o objetivo de ampliar o debate em temáticas ligadas às tendências e incentivar o desenvolvimento sustentável. Vale lembrar que a M. Dias Branco integra a carteira do ISE B3 e é signatária do Pacto Global da ONU, apoiando as iniciativas que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).

O evento contou com a participação de Ricardo Voltolini, um dos mais importantes especialistas brasileiros em sustentabilidade empresarial e CEO e fundador da consultoria Ideia Sustentável. Segundo Voltolini, os tempos mudaram e nunca se teve tanta urgência em tratar o tema. “A sustentabilidade veio para ficar e temos dois grandes fatores de pressão que comprovam isso: o próprio planeta exigindo reduções de carbono para tentarmos controlar a temperatura no limite seguro, e o fator demográfico, que são os Millennials (entre 30 e 40 anos) chegando ao poder com o propósito de perseguir valores e crenças em torno do assunto”, afirma.

Um case da M. Dias Branco apresentado sob o aspecto ambiental foi o aterro zero, que opera com 100% dos resíduos destinados de forma sustentável na unidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Em 2021, a unidade da Companhia já evitou o despejo de mais de 550 toneladas de resíduos em aterro.

No aspecto social, foi apresentado o case de doações de alimentos na pandemia, que soma R$ 39 milhões, representando 7.060 toneladas de alimentos. Para governança corporativa, a Companhia conta que adotou um indicador interno, o Índice M. Dias Branco (iMDB), composto por quatro indicadores do mercado: Regulamento do Novo Mercado, Código Brasileiro de Governança Corporativa, Índice Dow Jones de Sustentabilidade e Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que auxiliam a empresa a direcionar esforços para melhorar e mensurar os avanços frente às demandas do mercado e na sociedade.

Para finalizar o fórum, Andrea Nogueira, diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade da M. Dias Branco, disse que o tema deve ser tratado da porta para dentro e da porta para fora. “Como seres humanos, temos o compromisso de evoluir no tema, independentemente da empresa em que estivermos, seu tamanho ou se é de capital aberto. Na M. Dias Branco, nós criamos o Comitê ESG, em que definimos nossa estratégia de sustentabilidade após uma análise das macrotendências globais que impactam a cadeia de valor do setor de alimentos, complementada por estudo setorial e de mercado”, conta. Neste momento, a empresa trabalha na definição da agenda estratégia de sustentabilidade até 2030.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Fundada em 1953, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3, integrando desde 2020 a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Sua história começou ainda na década de 40, quando o comerciante e imigrante português Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE), expandindo sua atuação para todos o Brasil.

Detentora de marcas líderes, sendo as principais Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, a companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinhas e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país. É signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolve diversas iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Atualmente, a M. Dias Branco possui 14 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo. Suas unidades possuem equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas na fabricação dos demais produtos. A empresa conta com mais de 30 filiais comerciais estrategicamente instalados em diferentes Estados do País, o que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 40 países em todos os continentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar