Brasil,

Democracia e a política mostram as diferenças locais. Não podemos dizer que isso é crise, afirma Dias Toffoli em LIDE Live

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alan Cruz
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Presidente do STF ainda defendeu a realização de manifestações democráticas. "O que não pode acontecer são pedidos de fechamento de instituições", disse.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, foi o expositor do LIDE Live desta sexta-feira (22), promovido pelo LIDE - Grupo de Líderes Empresariais. No evento on-line, o ministro falou sobre o "O papel do judiciário no combate à crise e defesa da estabilidade política" e respondeu a perguntas de executivos e empresários de diversos setores da economia brasileira.

O evento remoto e interativo ocorreu em virtude da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, em medida alinhada às recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O LIDE Live teve a medição do chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan, do presidente do LIDE Terceiro Setor, Arnoldo Wald Filho, e do diretor-executivo do Grupo Doria, João Doria Neto.

Dias Toffoli explicou que desde o início da pandemia e do isolamento social o STF julgou, maneira colegiada, 4.768 processos por meio do plenário virtual. "O que assistimos neste momento é as instituições funcionando, Congresso, STF, tribunais. Temos governadores, prefeitos e os parlamentos locais. Agora, a democracia e a política mostram as diferenças locais. Não podemos dizer que isso é crise".

O presidente do Supremo defendeu os atos públicos, mas também criticou aqueles que comprometem a democracia. "Dentro da liberdade de expressão, é possível realizar todas as manifestações. O que não pode acontecer são pedidos de fechamento de instituições. No âmbito da arena política surgem disputas e isso faz parte da democracia, mostra as diferenças locais e não podemos dizer que isso é crise".

Nesse contexto, Toffoli ainda elogiou o posicionamento do Congresso. "Decisão judicial pode desagradar a alguns, mas tem de trazer segurança jurídica. Do ponto de vista das relações institucionais, vimos no ano passado um parlamento atuando de acordo com os desejos da sociedade, que deseja um Estado mais rápido e com mais eficiência. Parlamento está indo nessa linha", disse.

O presidente do STF, Dias Toffoli, explicou também sobre a prisão em segunda instância e disse que a recente decisão do STF não impede a detenção. "No Brasil, temos 330 mil presos provisórios, ou seja, a decisão do STF não vai sentido à impunidade. É importante valorizarmos a institucionalidade e, se temos esse número de presos provisoriamente, não é a decisão em 2ª instância que impede a prisão".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar