Sesc Pompeia discute saúde mental no VI Fórum de Qualidade de Vida nas Organizações

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dih Lemos
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

Sorrir é Saúde com Os Barbixas | foto divulgação Sorrir é Saúde com Os Barbixas | foto divulgação

Nesta edição, o encontro reflete sobre a saúde mental dos trabalhadores, e visa acolher novas informações, meios e caminhos que possam auxiliar para a promoção da saúde, bem-estar, qualidade de vida, e equilíbrio emocional das empresas

Atividade gratuita e destinada a gestores de Rh, de benefícios, administrativo e áreas afins

No dia 18 de março, no teatro da unidade do Sesc Pompeia, acontece a VI edição do Fórum Qualidade de Vida nas Organizações, desta vez com o tema: Saúde Mental. O fórum faz parte das ações do Programa de Relacionamento com Empresas, voltado aos representantes de recursos humanos e benefícios das empresas, visando a informação e disseminação das ações do SESC destinadas ao público, promovendo a socialização e o acesso ao lazer, em todas as suas possibilidades.

A saúde mental tem sido (re)colocada na pauta das discussões da saúde pública e, em especial, nos ambientes corporativos, já que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) “a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”.

Desse modo, de acordo com anseio do Sesc em promover um desenvolvimento positivo do ambiente organizacional, palestrantes experientes abordarão o tema Saúde Mental, seu impacto nas organizações, na sociedade e no indivíduo, e apresentarão caminhos que possibilitem o cultivo de emoções mais saudáveis, objetivando um clima organizacional mais equilibrado, e que permita que cada colaborador ofereça o seu melhor.

Programação Completa

10h00 – Recepção
10h30 – Abertura (Fala institucional).
10h40 às 11h40 - Palestra: Qualidade de vida nas organizações – Saúde Mental.
Palestrante: Dr. Vítor Pordeus - Médico, ator, psiquiatra cultural e pesquisador. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2005), Pesquisador colaborador do Wilhelm Agricola Research Fellow, Federico Foundation, Zurich, associado ao Center for Autoimmune Diseases, Chaim Sheba Medical Center, Tel Hashomer, Tel Aviv University, Israel. Pesquisador colaborador do Department of Immunology, Weizmann Institute of Science, Rehovot desde 2006, Israel. Formado em Teatro pelo Instituto Tá Na Rua para as Artes, Educação e Cidadania (2007). Fundador e Coordenador do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (2009-2017). Co-fundador da Universidade Popular de Arte e Ciência www.upac.com.br (2010). Co-fundador do Teatro de DioNises (2011) e Hotel - Spa da Loucura (2012) no Instituto Municipal de Saúde Mental Nise da Silveira, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro. Palestrante convidado no Advanced Seminar on Aesthetics and Psychiatry, no St. Catherine's College, Oxford University, Oxford,Reino Unido (2014)
11h40 às 12h40 – Palestra: Caminhos para a promoção da Saúde.
Palestrante: Profº Dr. Rui Afonso - Pós-graduação em atividade física e qualidade de vida, pós-graduação em fisiologia do exercício, pós-graduação em Medicina comportamental, mestrado em Psicobiologia, Doutorado em neurociências. Atualmente é Jovem docente pesquisador do Programa Acadêmico em Ciências da Saúde da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Estuda os efeitos da atividade física, do Yoga e meditação no sistema nervoso central e saúde mental. Há mais de 20 anos estuda, pratica e ensina práticas contemplativas (yoga, meditação).
12h40 às 13h – Perguntas e Respostas aos palestrantes.
ALMOÇO: 13h às 14h30
14h30 – Sorrir é Saúde – com Os Barbixas.
A Cia. Barbixas de Humor nasceu em 2004, fruto da parceria entre Anderson Bizzochi, Daniel Nascimento e Elidio Sanna. O trabalho da companhia começou com a criação de esquetes cômicos nonsense a la Monty Python. Em 2007, começam a desenvolver cenas ao vivo usando técnicas de improviso: nasce o espetáculo Improvável, há 11 anos em cartaz, e já visto por mais de 1,3 milhões de pessoas em mais de 80 cidades no Brasil, na América Latina e na Europa.
Após o espetáculo de improviso os atores promovem uma conversa com o público, com a ideia de expor os princípios da improvisação e como eles podem ser aplicados no universo corporativo, falando sobre colaboração, agilidade, escuta, reconhecimento do outro, criatividade, iniciativa, etc.
15h10 às 17h10 – Mesa: Meios e formas de conduzir a promoção da Saúde nas empresas.
15h10 - Palestra: O uso da tecnologia na promoção da saúde.
Palestrante: Dra. Sharon Feder – Formada em psicologia pela Brown University nos EUA, formada em Estudos Portugueses e Brasileiros pela Brown Unibversity; health and wellnes coach pela Carevolution/Wellcoaches, sócia da Almah Care e diretora da Carevolution. Colunista da Revista Cloud Coaching, Treinada no Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento (ProChange Behavior Systems), Treinada em Medicina de Estilo de Vida pelo Institute of Lifestyle Medicine (EUA). Cursou cursos de Gestão de Empresa Familiar (FGV-SP) e Finanças na (FGV-SP). Palestrante com vasta experiência no mercado corporativo e participação em congresso científico em âmbito nacional.
15h50 – Palestra: A literatura como meio de promoção da saúde.
Palestrante: Professor Dante Gallian – historiador, mestre e doutor em História Social pela FFLCH-USP, com pós-doutoramento pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, França. Docente e diretor do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), coordenando o Grupo de Pesquisa "Humanidades, Narrativas e Humanização em Saúde" e o Laboratório de Leitura (LabLei), projeto que recebeu o prêmio Viva Leitura (OEI-Minc). autor de dezenas de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e de livros sobre história, memória, humanização, cultura e leitura, com destaque para "A Literatura como Remédio: os clássicos e a saúde da alma", publicado pela Martin Claret em 2017.
16h30 – Apresentação do Case: Avon Cosméticos.
Palestrante: Meire Blumen – Graduada em Serviço Social, pelo Centro Universitário FMU, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, pela UNISA e com atualização em Promoção da Saúde pela Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina. Atuando na área de RH há 20 anos e desde 2005 na Avon, e atualmente é responsável pela Gestão Integrada e Corporativa de Saúde (Medicina Assistencial e Ocupacional, Ergonomia, Programa Viva Bem e Benefícios).
17h10 – Perguntas e Respostas aos três palestrantes.
17h30 – Encerramento.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: bit.ly/forum-saudemental-sesc

SERVIÇO:
VI Fórum de Qualidade de Vida nas Organizações – Saúde Mental
Dia 18 de março de 2020, quarta-feira, das 10h às 18h
Local: Teatro
Gratuito.
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o portal: sescsp.org.br/pompeia
Nos acompanhe!
instagram.com/sescpompeia