Brasil,

SescTV lança Interdependence, filme concebido a partir de onze curtas-metragens, faz um alerta sobre os danos causados ao meio ambiente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eloá Cipriano
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos
  • Imprimir

Produções de cinco continentes chamam a atenção, de maneira sensível e criativa, para a necessidade da preservação dos recursos naturais e da vida na Terra

As relações entre os seres humanos e a natureza, agravadas pelas mudanças climáticas são o tema central de Interdependence (2019, 1h30min). O filme, concebido por Adelina von Fürstenberg, une onze curtas-metragens provenientes de cinco continentes. As produções, que tem entre 7 e 11 minutos cada, transitam entre a ficção científica, drama, comédia, syfy e videoarte. Todas essas linguagens alertam para necessidade urgente de reduzir os danos ambientais e preservar os recursos naturais do planeta. O SescTV realiza o lançamento de Interdependence em 15 de fevereiro, às 20h, no CineSesc. Na mesma data o filme estará disponível em sesctv.org.br. No canal a estreia é dia 27/3, sexta, às 22h.

Adelina von Fürstenberg é curadora de arte internacional, produtora independente de curtas-metragens, e vem trabalhando com artistas e cineastas de várias gerações. Adelina também é fundadora da ART for The World, uma organização não governamental (ONG), associada ao Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas (PNUDI). Criada em 1995, a ART for The World tem como propósito construir uma ponte entre arte e sociedade, colocando a arte contemporânea a serviço de propósitos humanitários. Saiba mais sobre a ONG em artfortheworld.net

No Brasil, a ART for The World conta com a parceria do Sesc São Paulo há alguns anos para tais realizações. A primeira aconteceu em 2008, com o lançamento mundial do filme Histórias de Direitos Humanos. Uma iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em realização conjunta da European Commission, do Ministère Français des Affaires Étrangèrés et Européennes e do Sesc São Paulo. Novamente, no ano de 2010 o Sesc também foi parceiro da Art for The World na realização do filme Além das Fronteiras e Diferenças, cujo tema é a interação entre diferentes religiões, culturas e nações.

Interdependence, como o próprio título sugere, explora conceito de interdependência e nossa necessidade urgente de reduzir os danos ambientais, preservando os recursos naturais. Essas riquezas são os quatro elementos naturais fundamentais: a terra, o fogo, a água e o ar, essenciais à preservação da vida. Em completa coordenação criativa com a ART for The World e inspirados na Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, os curtas-metragens de ficção selecionados são baseados em experiências da vida real, objetivam aumentar a conscientização sobre o meio ambiente e mudanças climáticas, educando e fornecendo perspectiva e esperança para as gerações futuras.

Onze diretores independentes, comprometidos em abordar frequentemente questões e temas relacionados ao meio ambiente em suas obras, tiveram seus trabalhos selecionados para o Interdependence. São eles: A Sunny Day, de Faouzi Bensaïdi (Marrocos); Last Dance, de Ása Hjörleifsdóttir (Islândia); Extraction: The Raft of the Medusa, de Salomé Lamas (Portugal); Kingdom, de Bettina Oberli (Suíça); Qurut, de Shahrbanoo Sadat (Afeganistão), Lac, de Mahamat-Saleh Haroun (Chade); Hungry Seagull, de Leon Wang (China), Megha’s Divorce, de Nila Madhab Panda (Índia); Olmo, de Silvio Soldini (Itália), Ka Mua Ka Muri - Walking Backwards into The Future, de Karin Williams (Nova Zelândia), e Tuã Ingugu, de Daniela Thomas (Brasil, produção Syndrome Films e coprodução Sesc). Saiba mais informações sobre os diretores e obras em http://bit.ly/SescTV_ReleaseID

Interdependence é uma produção da ART for The World, com o patrocínio das Nações Unidas em Genebra, da Organização Meteorológica Mundial e da cidade de Milão (IT). O filme também é patrocinado por inúmeras empresas internacionais, todas preocupadas em alertar o mundo sobre as mudanças climáticas. Após sua Première Mundial, no Festival Internacional de Cinema de

Roma, em outubro de 2019, Interdependence segue participando de mais de 20 festivais de cinema em todo o mundo. Além disso, sua distribuição será feita pela EBU (European Broadcasting União) e por emissoras de serviço público em toda Europa.

A Direção Suíça de Desenvolvimento e Cooperação / Ministério das Relações Exteriores e todos os parceiros do filme, participam ativamente para promover e distribuir a produção em seus próprios circuitos ao redor do mundo. A ART for The World desenvolveu um programa educacional mundial, que distribui o filme nas universidades, rede de ONGs, museus, instituições culturais, escolas e mídias sociais, além de apoiar oficinas, bate-papos e atividades educacionais.

Sobre Adelina von Fürstenberg

Adelina von Furstenberg é cidadã suíça de ascendência armênia. Fundou a ART for The World, uma Organização Não Governamental (ONG), associada ao Departamento de Informações Públicas das Nações Unidas (PNUDI). Pioneira no campo, Adelina trabalha para fornecer um contexto maior às artes, tornando-as mais vigorosas em nossas vidas, criando diálogos com questões atuais como meio ambiente, mudanças climáticas, saúde, gênero, educação, entre outras. Ela produziu 45 curtas-metragens sobre essas questões e recebeu prêmios como: Grande Prêmio da Suíça de Arte, Meret Oppenheim (2016), conferido pelo Escritório Federal de Cultura da Suíça; Leão de Ouro para a Melhor Participação Nacional do Pavilhão Nacional da Armênia, com curadoria de Adelina von Fürstenberg, na 56ª Bienal de Veneza (2015); Selo de Melhor Evento Cultural 2008, pelo Conselho da Europa para a ART para a produção cinematográfica mundial de Human Rights Stories, em reconhecimento a projetos artísticos inovadores (2008); Menção Especial do Júri da 45ª Bienal de Veneza, por sua Direção da Escola de Curadores de Le Magasin - Centro Nacional de Arte Contemporain, Grenoble.

Sobre a ART for The World

A ART for The World é uma organização não governamental associada ao Departamento de Informação Pública da ONU (UNDPI), fundada por Adelina Cüberyan von Fürstenberg, com sede em Genebra, Suíça e na Itália com uma grande rede de colaboradores e instituições parceiras, como o Sesc São Paulo no Brasil e em vários continentes. Sua missão é criar, por meio da linguagem universal da arte, um diálogo significativo e duradouro entre pessoas e culturas, a fim de incentivar a tolerância e a solidariedade e promover a educação como um direito humano.

A ART for The World trabalha com a comunidade artística e com as instituições que defendem e promovem os princípios dos direitos humanos como as Nações Unidas (ONU); a Organização Mundial da Saúde (OMS); o Alto Comissário para os Refugiados (ACNUR) e o Parlamento Europeu. A organização costuma apresentar seus projetos em locais que não pertencem ao circuito tradicional de arte contemporânea, como monumentos antigos, mosteiros, edifícios públicos, escolas, parques e outros espaços abertos. A ART for The World também organiza exposições, palestras, conferências, publica livros e produz filmes.

Sobre o SescTV
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente às operadoras de TV por assinatura, e tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço:
Lançamento no CineSesc: Interdependence.
Dia: 15/2, às 20h. Endereço CineSesc: Rua Augusta, nº2075 / São Paulo.
Concepção: Adelina von Fürstenberg.
Produção: Adelina von Fürstenberg / Art for The World.
Duração: 1h30min.
Classificação Indicativa: Livre.
Idioma Original: Inglês.
Legendas: Português, Inglês, Espanhol.

Estreia no SescTV
Interdependence
Dia: 27/3, sexta, às 22h.
Classificação indicativa: Livre.
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar