Carnaval pode estimular aprendizado, criatividade e inclusão entre as crianças
Cores, ritmos e tradições transformam a festa em experiência de convivência e descobertas
O Carnaval é uma forma de educação não formal que transmite saberes ancestrais por meio da música, das narrativas presentes nos enredos e das diversas manifestações artísticas que compõem essa festa popular que dá visibilidade à cultura negra no Brasil.
Para a psicopedagoga e escritora infantil Paula Furtado, a data pode ensinar lições valiosas para as crianças, tanto em casa quanto nas escolas, ao promover vivências culturais, trabalhar a inclusão e expressão criativa. “A festividade mostra, de forma lúdica e acessível, que todas as pessoas podem participar da folia, independentemente de suas origens, cores ou idades. A pluralidade das fantasias, dos ritmos e das tradições regionais ensina que a diferença é algo a ser celebrado, e não motivo de exclusão”.
Além disso, para Paula, o Carnaval estimula a criatividade e permite que cada criança se expresse livremente. “Quando trabalhamos esses temas, ajudamos a formar cidadãos mais empáticos, respeitosos e conscientes do valor da diversidade na construção de um mundo mais acolhedor”, acrescenta.
Atividades e leitura
A dança e a música são recursos que desenvolvem a coordenação motora e a socialização, itens fundamentais para o desenvolvimento integral na infância. E algumas brincadeiras despertam a criatividade, a imaginação e o senso de pertencimento ao incentivar a expressão corporal, o trabalho em grupo e a vivência coletiva de forma lúdica.
Nesse contexto, entre as brincadeiras propostas estão criar máscaras e fantasias, dançar marchinhas e sambas, inventar coreografias, produzir instrumentos musicais com materiais reaproveitados, confetes e decorações biodegradáveis e até montar o próprio bloquinho ou bailinho.
Unir aprendizado e diversão por meio da leitura é, segundo Paula, uma forma acessível e afetiva de apresentar o Carnaval às crianças. Há diversas obras de autores brasileiros que podem ser escolhidas de acordo com o tema ou faixa etária, e que exploram cores e personagens da cultura popular, proporcionando experiências culturais ricas e significativas, além de estimular a imaginação de maneira sensível e adequada ao público infantil.
Bem-estar
A profissional também explica que alguns pontos devem ser considerados para tornar a experiência do Carnaval mais agradável e segura para as crianças, evitando excessos, desconfortos e situações de risco.
“A escolha de ambientes adequados à faixa etária, o uso de fantasias confortáveis, a atenção à hidratação, a proteção contra o sol e os cuidados com barulhos excessivos são aspectos importantes a serem observados antes da diversão. Lembrar que esses momentos devem ser intercalados com pausas para descanso e alimentação adequada é essencial”.
Sobre Paula Furtado
Paula é pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia (Facon-SP), Educação Especial, Arte de Contar Histórias e Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Leitura e Escrita, também pela PUC-SP. A profissional já atuou como assessora pedagógica em escolas públicas e particulares.
Paula Furtado atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado, incluindo casos complexos envolvendo traumas e situações de vulnerabilidade emocional. Nesta área da educação, a pedagoga ministra cursos para formação de educadores nas instituições de ensino público e particular e realiza palestras para pais sobre a importância de contar histórias.
Autora de mais de 100 livros infantojuvenis e criadora de jogos pedagógicos inovadores, Paula também escreve para revistas especializadas em educação e infância. A especialista em educação exerceu a função de coordenadora e supervisora psicopedagógica em diversas publicações infantis (Contos de fadas, Lendas e Folclore) com Girassol Brasil e MSP Estúdios.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário