Stone dá dicas para clientes e consumidores evitarem fraudes na quarentena

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Gaspar
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Fintech alerta para riscos de ataques cibernéticos no período

Com o isolamento social em virtude do avanço do coronavírus, as compras pela internet dispararam no Brasil. A alta foi de 40% somente na primeira quinzena de março, segundo dados do Compre e Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce. Paralelamente, o número de ataques cibernéticos contra dispositivos móveis aumentou 124%, entre fevereiro e março, de acordo com levantamento da Kaspersky, empresa de segurança digital.

Para evitar golpes de phishing em que criminosos roubam dados dos usuários por meio de mensagens maliciosas, que circulam principalmente pelo WhatsApp, o diretor da Unidade de Banking da Stone e sócio da empresa, Breno Maximiano, preparou algumas dicas fundamentais para que o consumidor não caia em fraudes:

• Para quem tem Conta Stone, o cadastro de senhas e tokens são feitos apenas nos canais oficiais da Stone. "Nunca solicitamos dados por telefones, SMS, Chat ou e-mail.";

• Não forneça informações sobre seus cadastros por mensagens de voz, texto em celular, e-mail ou redes sociais - passe apenas quando for você quem procurar o banco ou serviço;

• Cuidado ao escolher senhas, evite datas ou informações muito básicas e sequenciais;

• Senhas para confirmar via SMS ou WhatsApp: uma das informações mais importantes, portanto, "não passe sua senha por mensagem ou ligação, nem para o seu banco, nem pra ninguém.";

• Tenha um antivírus de confiança no computador e não confie em correntes com promoções/informações de bancos/empresas financeiras vindas de WhatsApp ou postagens em redes sociais;

• Não abra anexos de e-mails que você não sabe a origem ou que você não pediu. Na dúvida, ligue ou procure o banco/fornecedora antes de passar qualquer informação;

• Não se conecte em redes disponíveis em locais públicos que você não confia. Se já estiver conectado, evite usar suas senhas.

• Quando estiver em um local público, tenha certeza de que não está sendo observado ao digitar suas senhas;

• Uma alternativa de segurança é ter contas de e-mail separadas para seus contatos pessoais e empresariais ou financeiros;

Sobre a Stone

A Stone é uma empresa de solução de pagamentos cujo propósito é melhorar a vida do empreendedor brasileiro, ajudando-o a vender mais, gerir melhor o seu negócio e crescer sempre. Por meio de tecnologia e inovação, contribui para o fortalecimento e a evolução do mercado. Com clientes espalhados por todo o Brasil, desenvolve um relacionamento próximo e personalizado com cada um dos lojistas que atende.