Brasil,

KPMG destaca tendências e desafios em energia frente ao cenário de pandemia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Ulsen
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Um levantamento realizado pela KPMG faz um raio-x do atual cenário do setor de energia frente à pandemia causada pela Covid-19. O documento aponta as principais tendências e desafios do segmento e ainda mostra os padrões de retomada da indústria de energia como queda de consumo, aumento da inadimplência e paralisação de projetos de modernização.

"A extensão da quarentena e da pandemia determinará qual o tamanho do impacto no setor elétrico. A grande expectativa do mercado é na a construção de uma solução sistêmica e coordenada para a manutenção da sustentabilidade dos agentes sem sobrecarregar o consumidor final", analisa a sócia da KPMG da área de energia, Franceli Jodas.

Desafios do setor de energia elétrica:

- Impacto direto da redução do consumo de energia e aumento da inadimplência, afetando negativamente as receitas das empresas.
- Queda no consumo na contramão da necessidade de continuar a dar manutenção aos empreendimentos para garantir a segurança energética da população.
- Medidas iniciais adotadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para preservar o consumidor: minimizar os contatos físicos na medição da carga, preservar o abastecimento de energia e suspender o corte por inadimplência por 90 dias.
- Preocupações em análise pelo governo: minimizar os impactos econômicos dos agentes em especial às distribuidoras e a criação de uma solução sistêmica para evitar o efeito cascata e garantir a retomada da agenda de desinvestimento.

Tendências para o setor de energia elétrica:

- Revisão de projetos prioritários: foco na manutenção.
- Continuidade na agenda de redução de custos e aumento da eficiência operacional através da automação.
- Impacto negativo na decisão de investimentos em na modernização e em projetos de energias renováveis.
- Novos modelos de negócios e de operação.
- Posicionamentos fiscais - recuperação de créditos, postergação de pagamentos.
- Indicadores de Environmental, Social and Governance (ESG) em pauta.
- Revisão do quadro profissional e de contratos com fornecedores.
- Estruturação de capital - renegociações e postergações de dívidas.
- Necessidade de aprovação dos projetos de lei e medida provisória em pauta no legislativo que ajudariam na redução do impacto financeiro causado pela pandemia.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar