Pensando Em Provar Um Charuto Pela Primeira Vez?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vitoria Nascimento
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Novatos: Fiquem Atentos a Essas Dicas

Tradicionalmente entregue em maternidade e comum em reuniões de negócios, os charutos ainda aguçam a curiosidade e são repletos de pré-conceitos.

No mundo corporativo, por exemplo, ele se faz presente em reuniões e acordos comerciais, na vida pessoal, ele costuma ser entregue na maternidade, aos amigos e familiares na primeira visita ao novo membro da família. E no dia a dia, é comumente visto em rodas de executivos ou em momentos solo, após o jantar.

Por isso, se quiser aderir a esse hábito ou apenas conhecer mais sobre esse universo, fique atento as dicas que a Europa Lounge nos repassou. Para começar, é importante dizer que assim como os vinhos, os charutos também podem variar de acordo com a safra e o formato e que o novo apreciador precisará conhecer desde as técnicas de armazenamento e transporte, até como acender e tragar.

Afinal, pequenos detalhes fazem toda a diferença. O primeiro passo é olhar a espessura e a cor da folha que envolve o charuto. Não é uma regra, mas em geral, os mais finos e mais claros costumam ser mais suaves, assim como os charutos mais longos que costumam ser ótimas escolhas para iniciantes. Os charutos possuem notas que variam desde madeiras e condimentos até especiarias e frutas, e aos poucos o novo adepto irá conhecendo o seu paladar. Ainda sobre o visual, a alteração de cor ao redor da capa deve ser sutil ou inexistente, se ela estiver ressacada, evite, já que essa é uma das características de um charuto de má qualidade. Um bom charuto precisa ser firme, nem muito mole, nem duro.

Depois de definido o tipo de charuto, é preciso saber cortá-lo. Adquira um cortador estilo guilhotina que fará um corte mais preciso, sem picotar o charuto (fundamental para equilibrar o nível de fumaça e gerar um fluxo mais agradável). Em seguida, vai surgir aquela dúvida: por que algumas pessoas retiram a anilha e outras não? Isso é uma regra? Esse selo que envolve o charuto e traz informações sobre modelo e fabricante, ainda gera controvérsias nos amantes de charutos.

Por fim, chegou a hora de degustar do charuto. Bebidas como rum, uísque, vinho do porto e licor harmonizam super bem com qualquer estilo. Mas, se a escolha foi por um charuto leve, bebidas que possuam teor alcoólico mais baixo (ou nenhum), tornam-se as ideais.

Com o charuto definido e a bebida escolhida, basta se posicionar em um lugar agradável. Na hora de acendê-lo, opte por isqueiros de gás butano e jamais um de fluído. Procure criar uma chama inodora de modo que não altere as características iniciais do charuto.

Após o acendimento por completo, leve-o a boca e dê a primeira puxada. Não trague! Cheire, sinta o aroma e a textura e desfrute de cada puxada.

Sobre a Europa Lounge: Composta por quatro ambientes autorizados para o consumo de produtos fumageiros e um deck ao ar livre, a Europa Cigar Lounge está localizada em uma privilegiada região (Jardins) o que a torna ponto de encontro dos amantes dos charutos. Com wi-fi, televisão e ar condicionado, os espaços permitem solitude e privacidade, seja para aproveitar momentos individuais ou para compartilhar com amigos e realizar reuniões com até oito pessoas. A Tabacaria comercializa charutos a partir de R$ 20,00 como o nacional Dona Flor; passando pelo Romeu e Julieta e o Patagás (R$ 38,00) até chegar a um Cohiba Pirâmide Extra (R$350,00), de modo a atender o seleto e fiel público frequentador da casa. Eles ainda realizam e sediam inúmeros eventos de degustação de charutos, oferecem cofres com umidificadores para os clientes e um bar completo de drinks. Saiba mais em: www.europacigarlounge.com.br