Milliken oferece soluções personalizadas às empresas do setor de household

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Myrian Vallone
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Segmento ganhou espaço importante no novo laboratório instalado em São Paulo para testes e desenvolvimento de corantes poliméricos

Desenvolver um corante específico para as necessidades das empresas que produzem desinfetantes, amaciantes e os mais diversos produtos de limpeza, ou ainda uma tecnologia capaz de restaurar a brancura de uma roupa. A partir de agora, as empresas que atuam neste segmento da indústria podem realizar os testes no novo laboratório de tecnologia e aplicação da Milliken.Além da ampliação da área de desenvolvimento de produtos, o laboratório ganhou uma sala para testes de lavagem. Esse processo tem o objetivo de entender os benefícios dos produtos da Milliken em diversos tipos de tecido. "Avaliamos branqueamento, manchamento entre outros testes de envelhecimento. Para isso temos máquinas de lavar e secar onde os tecidos passarão por várias situações que simulam o dia a dia do consumidor", afirma Edgar Curdoglo, gerente de contas da unidade.

Todo esse cuidado começa com o desenvolvimento de um produto diferente do que há no mercado. De acordo com Edgar, a maioria dos corantes que se usa no setor de household são os mesmos corantes que são usados em outras aplicações como em tintas, por exemplo. "A Milliken desenvolve corantes específicos para cada necessidade, o que traz vários benefícios. Nos testes realizados aplicamos alguns polímeros na estrutura de nossos corantes, o que faz com que o produto fique líquido. E diferente de um corante tradicional em pó, ele não mancha o substrato, não mancha a roupa, nem o piso, ou os vasos sanitários", garante. "Nossos corantes, por serem poliméricos, também não mancham os equipamentos durante a produção, o que auxilia nossos clientes na limpeza dos tanques, ampliando a produtividade".

Do pequeno às multinacionais

De acordo com o gerente de contas da Milliken do Brasil trabalha para todos os tipos de clientes, desde multinacionais, que têm um processo de produção mais complexo, até as pequenas empresas. "Atendemos a necessidade de cada cliente, independente do seu tamanho, criando produtos especificamente para ele, que irão se enquadrar na sua produção", afirma.

Edgar explica que, há algum tempo, uma empresa de médio porte brasileira, procurou a Milliken para solucionar o problema de manchamento provocado por seu limpador perfumado em vasos sanitários. "Desenvolvemos um corante, para esse cliente, usando a mesma cor que ele já tinha, porém aplicando o nosso polimérico Liquitint que combina cores dinâmicas com excelente processabilidade. Eles são amplamente utilizados em produtos para cuidados domésticos e de lavanderia. Hoje o cliente está com a gente há algum tempo e está muito satisfeito", analisa.

Já uma multinacional, segundo o executivo, buscou uma solução para sua linha de produção. "Eles ainda usavam em seu detergente líquido o corante em pó tradicional que causava reclamação dos funcionários e também problemas na produtividade". Edgar lembra que nesse caso também foi usado o Liquitint, para oferecer uma solução à empresa. "Hoje esse cliente mudou todos os seus produtos para nossa solução e aumentou produtividade".

Mercado em alta

De acordo com levantamento da Abipla - Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes - em 2019 o setor teve um crescimento de 5,75%, bem superior ao 1,1% do crescimento do PIB nacional. Produtos como sabão em pó, amaciante, água sanitária e esponja tiveram desempenhos positivos. Diante desse cenário, a Milliken prevê uma demanda maior de fabricantes desse setor para realização de testes e desenvolvimento de novos produtos. "Esse mercado tem se mostrado sólido mesmo em períodos de crise", diz Curdoglo. "A Milliken entendendo esse mercado, essa demanda, e sabendo que os resultados positivos atraem concorrentes, investiu em seu novo laboratório, localizado no bairro do Jaguaré, em São Paulo, que tem essa área destinada a household, para dar suporte e atender cada vez mais os fabricantes. Então, a Milliken hoje está preparada para o crescimento tanto do mercado brasileiro como na América Latina".

Mas não é só no Brasil que a empresa tem um foco importante em household. "Nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, a Milliken já se consolidou nessa área de produtos domiciliares e para tecidos, e está sempre em busca de novas tecnologias para o segmento", garante Curdoglo.

Sobre a Milliken

A Milliken vem atendendo aos desafios do dia a dia com soluções inovadoras há mais de 150 anos. A experiência em pesquisa, desenvolvimento e produção abrange uma variedade de disciplinas, incluindo produtos químicos especiais, revestimento de pisos e tecidos de desempenho e proteção. Um compromisso inabalável com a ética guia o trabalho da companhia, que por 13 anos consecutivos foi eleita pela revista Ethisphere uma das empresas mais éticas no mundo. Na visão da Millilken, o sucesso é alcançado quando as descobertas feitas ajudam a ter conexões mais significativas com o mundo.