Brasil,

As 10 tendências em sabores para 2020

As 10 tendências em sabores para 2020

A Takasago, uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, lista itens gastronômicos que estarão em alta neste ano

Todo começo de ano é marcado pela busca por novidades. E, para inovar na área de alimentos e bebidas, é necessário pensar em aromas e sabores que possam incrementar os produtos de mercado. A Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países – participa anualmente de várias feiras do setor dentro e fora do país para se inspirar e ajudar os seus clientes a entregar uma experiência única para o consumidor com seus aromas e tecnologias inovadores. Veja abaixo as tendências em sabores para ficar atento neste ano.

1 – Sabores icônicos do mundo

A tendência é explorar sabores típicos que proporcionam uma verdadeira viagem gastronômica por diferentes países e culturas. As culinárias em ascensão vêm de países do Oriente Médio, com pratos como Eggplant and Chickpea Stew, feito a partir de uma mistura de berinjela e ensopado de grão de bico; Marrocos, com os famosos doces artesanais; Mediterrâneo, com os condimentos como o Ajvar; Ásia, com os Pad Thai Rice Noodles, macarrões de arroz frito; e África, com o Yassa, prato picante preparado com cebola e aves marinadas.

2 – Além do açúcar

Ser apenas doce já não é suficiente. O objetivo agora é misturar o açúcar com sabores salgados e apimentados. Os sorvetes e méis apimentados estão em alta.

3 – Valorização de sensações, texturas e formas

O consumidor busca, cada vez mais, por diferentes sensações que possam causar prazer durante o consumo do alimento. Um exemplo é o Exploding Coal Chocolate, uma mistura composta geralmente de chocolate com arroz trufado e/ou pedaços de cookies, o que acrescenta uma textura diferenciada e prazerosa.

4 – A vez dos sabores florais e apimentados

Os sabores florais e apimentados estão em crescimento no mercado. Podem-se destacar os de lavanda, flor de lotus, hibisco, pimenta-preta, lemongrass, canela e gengibre. Esses aromas podem ser encontrados em diferentes produtos, como refrigerantes de pink peppercorn, chocolate com rosas e pistache, chá com lavandas etc.

5 – Diferentes combinações

A tendência é inovar na mistureba. Já pensou nos diferentes sabores que podem ser criados a partir da mistura de ingredientes? Um exemplo é o Milky Soda, composto pela mistura de refrigerante com leite. Além disso, tem o sorvete com frosé, águas saborizadas com vinho, refrigerante de café etc.

6 – Natural e Simples

Já escutou o ditado “menos é mais”? E uma das tendências para este ano são os alimentos naturais e simples, ou seja, pouco processados. Eles trazem um certo conforto aos consumidores, que sabem exatamente o que estão consumindo. Exemplos são as águas alcalinas e os fruit chips, “salgadinhos” feitos com frutas.

7 – Alimentos funcionais: calmantes, energizantes e que ajudam a controlar o humor

A preocupação com a saúde também está norteando a indústria alimentícia. Os principais objetivos são combater o envelhecimento, proporcionar mais energia e pele e intestino saudáveis. Águas infundidas, barras energéticas e águas de coco funcionais prometem ser grandes sensações.

8 – Alimentos fermentados

Os alimentos fermentados estão em alta, principalmente por ajudar a manter o intestino saudável. Podem-se destacar produtos como o Crème Fraîche, laticínio de origem francesa proveniente da fermentação bacteriana de nata ou creme de leite pasteurizado e os Picles de Limão, condimento comum na culinária do subcontinente indiano e no norte da África. Bebidas feitas com vinagres também estão em alta, como o Sparkling Drinking Vinegar, feito com vinagre de maçã e produtos orgânicos.

9 – Preocupação com a sustentabilidade

Os consumidores não buscam apenas comidas saudáveis para cuidar do corpo, mas, também, produtos sustentáveis que possam contribuir para a preservação do meio ambiente. As alternativas são variadas como, por exemplo, leite de aveia, ketchup de beterraba, chips de alcachofra etc.

10 – Saudável e gostoso

Às vezes não basta ser só saudável. O sabor também é um fator relevante. Alguns sorvetes e macarrões estão sendo feitos à base de vegetais e com menos açúcar, sendo mantidos os sabores característicos. Outras opções são os chocolates com sal marinho e os smoothies de frutas. Todos apresentam a combinação perfeita do sucesso gastronômico: saudável e gostoso.

Sobre a Takasago

Fundada no Japão há quase 100 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países. Se destaca pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química, com o desenvolvimento da tecnologia de catálise assimétrica, avanço científico que provocou grande impacto nesse mercado. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul. A área de fragrâncias desenvolve soluções para perfumaria fina, cuidados corporais e produtos para o lar. Já a área de Aromas atende aos segmentos de confeitos, bebidas, panificação, lácteos, higiene bucal e salgados. A Takasago é comprometida com a saúde e segurança de seus colaboradores, bem como do meio ambiente, possuindo diversas certificações importantes como a FSSC 22000, ISO 9001 e ISO 14001.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS