Brasil,

Diamantes: conheça as 4 diferentes cores e como identificá-los

Diamantes: conheça as 4 diferentes cores e como identificá-los

O valor de uma pedra preciosa varia bastante de acordo com alguns detalhes. A cor de diamante, por exemplo, é decisiva nas avaliações. Atualmente, os amarelos estão em alta. Embora em uma escala sejam ranqueados como inferiores aos brancos e rosáceos, por exemplo, a alta procura por joias de diferentes tonalidades tornou essa cor de diamante muito disputada.

Além das cores já mencionadas, existem diamantes azuis, laranjas, vermelhos e púrpuras, entre os mais raros. Os marrons são considerados comuns, e aqueles totalmente incolores são os mais desejados e valiosos. Muitas pessoas não sabem o que fazer com estas peças ou como avaliar, por isso, Cristiano Arceiro, sócio-proprietário da Cap Joias criou um guia para conhecer os 4 tipos de diamantes para poder entender mais sobre estas peças tão preciosas.

Segundo Cristiano a cor de diamante é um dos fatores que influencia diretamente no valor da pedra. O tamanho, o tipo de lapidação e a transparência também são critérios importantíssimos e que agregam valor às peças.

O que faz as tonalidades serem tão variadas é a presença de“impurezas químicas” ou especificidades na estrutura do mineral. Abaixo, segue uma lista exemplificando com mais detalhes a formação de algumas cores de diamante. Acompanhe:

1. Laranja

Quando a pedra apresenta manchas ou mesmo predominância da cor laranja, significa que sua formação teve presença de nitrogênio. São pedras bem incomuns, sendo encontradas apenas na Austrália e no continente africano.

O maior exemplar conhecido tem aproximadamente 14 quilates. O recorde anterior era de uma pedra leiloada no início dos anos 90 que custou quase U$4 milhões, consideravelmente menor, de 4,77 quilates.

2. Azul

O que leva essa cor para o diamante é a presença de boro na sua formação. Esse elemento também pode ser percebido nos diamantes de cor verde. Em diferentes proporções de boro, a pedra apresentará variações do azul claro ao azul mais escuro.

O representante mais famoso dos diamantes azuis é o “Blue Moon”. Foi arrematado por um magnata de Hong Kong pela “bagatela” equivalente a R$ 74 milhões e tem mais de 12 quilates. Considerado uma das pedras mais perfeitas já encontradas, o Blue Moon recebeu lapidação tipo “almofada”, e agora adorna um anel.

3. Rosa

Diferentemente dos itens anteriores, o que torna o diamante dessa cor é uma particularidade na sua estrutura cristalina, e não a presença de impurezas. Logo, são diamantes formados apenas por carbono.

Uma das celebridades dos diamantes rosas é o “Pink Star”, da África do Sul: quase 60 quilates e valor de U$71 milhões.

4. Vermelho

Entre todas as “fancy colours”, a vermelha é a mais rara! A modificação de cor de diamante, nesse caso, obedece à mesma regra do item anterior. Carbono puro, sem influência de qualquer outro elemento e com defeito na sua cadeia cristalina.

O mais raro diamante vermelho do mundo foi encontrado no hospitaleiro estado de Minas Gerais.

Originais e falsificações: como distingui-los?

Testes simples podem ser aplicados para autenticar — bafejar na pedra, por exemplo. O diamante real dissipa o vapor quase instantaneamente, enquanto as falsificações ficam mais tempo embaçadas.

Submeter a peça a choque térmico também ajuda a revelar materiais como vidro e quartzo. É uma verificação simples de fazer: aqueça o suposto diamante e depois mergulhe em água fria. Materiais duvidosos dificilmente resistem a esse teste, mas para qualquer dúvida, melhor recorrer ao perito, certo?

"Importante ressaltar que para vender uma peça desta ou avaliar é importante procurar um local seguro e confiável Nossa empresa, por exemplo, é especialista nisso e está pronta para assessorar os clientes neste processo", aponta

A Cap Joias é uma empresa que já está há 35 anos de mercado, possui diversos clientes satisfeitos, avaliadores responsáveis e que estão sempre antenados às tendências e valores do mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo