Brasil,

Agristar do Brasil cria programa de melhoramento de alfaces e contrata pesquisadora

Carolina Franco trabalhará no desenvolvimento de cultivares adaptadas ao clima brasileiro e com resistência às raças de míldio identificadas no país

O departamento de pesquisa da Agristar do Brasil, empresa líder nacional na comercialização e produção de sementes para hortaliças e frutas, vem trabalhando para a tropicalização dos materiais. Para isso criou recentemente um programa voltado para o melhoramento de alfaces, que está sendo desenvolvido em Santo Antônio de Posse (SP) pela pesquisadora Carolina Franco.

Natural da região do Triângulo Mineiro (MG), Carolina é formada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre pelo programa de Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no Campus de Jaboticabal, integrando o Núcleo de Estudos em Olericultura e Melhoramento (NEOM). Em 2016 iniciou o curso de doutorado pelo mesmo programa, tendo realizado parte do seu projeto na Universidade da Califórnia, em Davis (EUA). Seus principais trabalhos consistiram no monitoramento de raças de míldio da alface (Bremia lactucae) nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Sua relação com a Agristar teve início em 2014, quando a empresa passou a colaborar na coleta de míldio da alface. “Essa parceria foi muito importante por possibilitar a ampliação da área de monitoramento da doença no Brasil, gerando informações inéditas”, ressalta. Hoje responsável pelo programa de melhoramento da cultura na empresa, ela ressalta que a alface é a hortaliça folhosa mais consumida no mundo todo. “No Brasil, os principais problemas observados nesta cultura ainda estão relacionados com adaptação a altas temperaturas e pluviosidade. Quando se trata de doenças, o míldio da alface é uma das principais que ocorrem no inverno, podendo causar até 100% de perdas na lavoura e ainda tem como agravante a ocorrência de várias raças”.

Diante disso, ela explica que o programa foi criado com a finalidade de desenvolver cultivares adaptadas ao clima e, principalmente, com resistência às raças de míldio identificadas no Brasil. “Além disso, os primeiros trabalhos serão voltados para o desenvolvimento de cultivares do tipo crespa e americana, por serem os principais tipos de alface comercializados no país. O trabalho é árduo e requer tempo, mas com toda a infraestrutura que a empresa oferece, com certeza serão obtidos bons resultados”, completa Carolina.

Sobre a Agristar

Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed e Superseed, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer. Para mais informações acesse www.agristar.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo