Brasil,

Tecon Salvador supera recorde histórico de movimentação em 2019

Tecon Salvador supera recorde histórico de movimentação em 2019

Desempenhos da Importação e Cabotagem impulsionaram o resultado; o atendimento ao setor de energias solar e eólica é um dos principais destaques.

Entre janeiro de dezembro de 2019, a movimentação geral de contêineres no Porto de Salvador superou o recorde histórico anual alcançado ano passado. No período, foram movimentados 211.540 contêineres, 4% a mais que o praticado em 2018, quando o resultado chegou a 203.979 contêineres. Os grandes destaques do ano foram a Importação e a Cabotagem. Na Importação o volume de contêineres cheios cresceu 12%, com a movimentação de 44.149 contêineres, quando em 2018 o total foi de 39.439. Na Cabotagem o crescimento foi de 5%, também em contêineres cheios, quando comparado ao ano passado, sendo 50.101 em 2019 e 47.696 em 2018.

De acordo com Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, a Cabotagem já é um modal consolidado que apresenta resultados crescentes ano a ano. “Hoje, o mercado tem uma visão melhor e mais abrangente sobre as vantagens da Cabotagem, que vão desde a economia de custos a maior segurança e menor risco de avarias, além do impacto ambiental que tem redução de 90% na emissão de gases poluentes se comparado com o modal rodoviário. Mantivemos o atendimento a setores já consolidados, mas também ampliamos a atuação em outros segmentos, tais como Couro, Óleos e Lubrificantes e Cacau e seus derivados”, explica Lourenço. Os principais destaques positivos do ano ficaram por conta dos segmentos de Móveis e utensílios (+116%), Siderúrgicos e Metalúrgicos (+113%), além de Químicos e Petroquímicos (+7%).

Já na Importação, o executivo aponta que a realização de leilões de energia renovável e o início de projetos nos últimos anos contribuíram para a frequente movimentação de cargas pelo terminal baiano. O Tecon Salvador atende a importantes indústrias que produzem equipamentos e geram energia solar e eólica. É através do Porto baiano que peças como pás, aerogeradores e hubs, cargas de grandes dimensões e especificidades, chegam aos parques de produção de energia renovável, incluindo o maior da América do Sul, em implantação no Piauí.

Nos últimos 5 anos houve a movimentação de mais de 275 mil toneladas de cargas de projetos “Em 2020 temos escalas programadas para o Parque em Piauí além do atendimento a outros projetos de energia renovável. Como os leilões de energia renovável foram retomados com regularidade e dada a expertise desenvolvida pelo terminal na movimentação deste tipo de cargas e seu bom relacionamento com os principais players do segmento, esperamos dar continuidade no atendimento destas cargas”, aposta o diretor executivo do Tecon Salvador. Além de energia renovável, peças e equipamentos (+37%) e embalagem (+50%) também foram destaques do ano.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS