Brasil, 16 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fique atento com a saúde do catalisador

Componente merece atenção, mas simples dicas asseguram maior tempo de vida

O catalisador automotivo está localizado no sistema de escapamento do carro e sua função está na conversão dos gases poluentes em substâncias inofensivas à saúde. A Umicore, principal fabricante do componente no País, esclarece que o componente é responsável por transformar cerca de 98% dos gases tóxicos em vapores inofensivos.

“O interior do catalisador é composto por um substrato, que pode ser cerâmico ou metálico, revestido por diversos óxidos e metais nobres, como platina, paládio ou ródio. Quando eles entram em contato com os gases tóxicos, promovem reações químicas transformando-os em gases inofensivos e água”, afirma Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto Umicore.

Projetado para ter uma vida útil de, no mínimo, 80 mil quilômetros, o consumidor deve tomar algumas atitudes simples para não comprometer tanto o tempo de vida útil quanto o funcionamento do componente. “A falta de manutenção do carro é um dos principais fatores. Falhas nos sistemas de ignição e de injeção, combustível de má qualidade, assim como a utilização de aditivos e fluídos não recomendados pelo fabricante podem interferir na sua ação”, explica Miguel Zoca.

Confira algumas dicas da Umicore para evitar imprevistos e manter a saúde do catalisador em dia:

Usar combustível de qualidade

O uso de combustível de má qualidade pode afetar o catalisador. Isso acontece devido ao combustível adulterado não ser 100% queimado na câmara de combustão. “Como o veículo não está preparado para trabalhar com essas substâncias indevidas, elas acabam chegando ao catalisador e prejudicam o desempenho do componente”, comenta Claudio Furlan, gerente comercial da Umicore. Além disso, o combustível de má qualidade também interfere nos sistemas de alimentação e de ignição, produzindo resíduos e depósito de carbono nas válvulas, corpo de borboleta e câmara de combustão, reduzindo a durabilidade do motor.

Troca de óleo dentro do prazo

Caso o óleo e o filtro não sejam trocados dentro do prazo, as substâncias derivadas da queima do lubrificante do motor podem se acumular no catalisador. “Isso faz que o componente seja contaminado por fósforo, zinco, cálcio e magnésio, que se acumulam na camada catalítica, encobrindo os metais nobres, que são responsáveis por transformar os gases tóxicos em inofensivos”, diz Miguel Zoca.

Inspecione as velas de ignição

A vela de ignição é responsável pela queima da mistura ar/combustível, porém, quando desgastada ela deixa de queimar completamente a gasolina ou o etanol. Como esse item trabalha em altas temperaturas, a parte cerâmica derrete ao entrar em contato com as substâncias provenientes da queima não correta do combustível. Da mesma forma, os cabos de Velas e Bobinas também devem ser inspecionados. “A inspeção é um procedimento simples e o consumidor deve priorizar esse cuidado para evitar problemas futuros”, explicam os especialistas da Umicore.

Sobre a Umicore
A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais e reciclagem. A empresa foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. As atividades são organizadas em três áreas de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada área é dividida em unidades de negócios direcionadas ao mercado, oferecendo materiais e soluções que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos e que são essenciais no dia-a-dia. A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para materiais de mobilidade limpa e reciclagem. O objetivo da empresa de criar valor sustentável baseia-se em sua ambição de dese nvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: “Materiais para uma vida melhor”. As operações industriais e comerciais da Umicore, assim como as atividades de P&D, estão localizadas em todo o mundo para melhor atender sua base global de clientes. O Grupo gerou um faturamento de EUR 2,9 bilhões em 2017 e atualmente conta com 9.700 colaboradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS