Conheça Marina, primeira Colaboradora digital da TOKIO MARINE SEGURADORA

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Souza

Juliana Zan - Gerente de Recursos Humanos da Tokio Marine Juliana Zan - Gerente de Recursos Humanos da Tokio Marine

Companhia implanta Inteligência Artificial para realizar atendimentos na área de Recursos Humanos

"A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo". A frase proferida pelo programador Alan Kay, considerado um dos pais da informática, traduz perfeitamente a estratégia de crescimento adotada pela Tokio Marine Seguradora: após ser a primeira empresa do ramo a realizar uma apresentação via holograma de seu presidente, José Adalberto Ferrara, no Seminário Internacional da Associação Brasileira de Gerência de Riscos, a seguradora sai na frente mais uma vez ao anunciar a implantação da Marina, Inteligência Artificial que realizará atendimentos no Departamento de Recursos Humanos.

Desenvolvida através de um software baseado no supercomputador Watson, a Marina é capaz de aprender, identificar expressões diversas e interpretar contextos, sendo inicialmente responsável por realizar cerca de 2.000 atendimentos mensais referentes a assuntos do dia a dia dos mais de 1.700 Colaboradores da Companhia, como Férias, Benefícios, Avaliação de Desempenho, entre outros. Sua mecânica é mais simples do que parece: a captação de conhecimento pela Inteligência Artificial se dá mediante abastecimento com conteúdo fornecido pela equipe de Recursos Humanos, de forma que antes do lançamento foi feito um trabalho extenso no sentido de alimentar a Marina com todas as possíveis perguntas que poderiam ser feitas pelos colaboradores, e quais as possíveis respostas para cada pergunta.

"Estamos muito satisfeitos com a implantação dessa nova tecnologia, na medida em que, a partir do momento em que a Marina passa a ser responsável por realizar esses atendimentos mais corriqueiros, a equipe de Recursos Humanos pode dedicar o tempo economizado em atividades mais estratégicas para a Tokio Marine, como o desenvolvimento de novos projetos e o aprimoramento de processos que já existem. Dessa forma, a Inteligência Artificial acaba sendo mais uma ferramenta que nos permite valorizar nosso Capital Humano" explica a gerente de Recursos Humanos da Tokio Marine, Juliana Zan.

Em sua fase inicial, a Marina estará disponível para atendimentos via chat, dentro do Portal de Recursos Humanos da Companhia. Numa segunda etapa, a previsão é que ela passe a atender também dúvidas de Corretores e Clientes, através de canais como telefone, vídeo e chats de redes sociais como Facebook e Twitter.

"A beleza do sistema está exatamente no fato da capacidade de aprendizado dessa ferramenta ser diretamente proporcional à quantidade de informações fornecidas por nossas equipes. a Marina será muito bem vinda ao nosso time!" analisa Juliana.

Sobre a Tokio Marine Seguradora:

A Tokio Marine Seguradora S.A. é uma das maiores companhias de seguros do Brasil e do mundo. É subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês. Fundada em 1879, possui operações em 38 países e tem sua matriz mundial localizada em Tóquio, no Japão. No Brasil desde 1959, a Tokio Marine coloca à disposição do mercado nacional um amplo leque de soluções para Clientes Pessoa Física e Jurídica, por meio de uma estrutura com 72 unidades de negócios, com sucursais e escritórios em todo o País. O portfólio contempla Produtos Massificados, entre os quais seguros Automóvel, Frotas, Residencial, Pessoas, Condomínio e Equipamentos Portáteis (notebooks, aparelhos celulares, tablets, câmeras fotográficas digitais e filmadoras); e Produtos Corporativos, que inclui seguros para Pequenas, Médias e Grandes Empresas, D&O, Riscos Rurais, Habitacional, Transportes, Empresarial, Riscos de Engenharia, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Petróleo, Garantia, Responsabilidade Civil, Obras de Arte, Eventos, Equipamentos de uso empresarial e industrial, Náutico e Aeronáutico (inclusive R.E.T.A). Em 2017, foi eleita na 8ª posição como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e na 3ª posição como uma das melhores Empresas para Mulheres Trabalharem, de acordo com pesquisa conduzida pelo Great Place to Work® Brasil. Para mais informações, acesse: www.tokiomarine.com.br.