Brasil,

Sob o martelo da incerteza: a ameaça à livre concorrência nos leilões brasileiros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por *Edson Vismona

Está em curso uma proposta de possível revisão da Instrução Normativa (IN) 52/2022 que regulamenta o setor de leilões no Brasil. Essa iniciativa está sendo impulsionada no Ministério do Empreendedorismo, por um grupo de trabalho restrito, e pode representar um claro retrocesso a um mercado estabelecido há quase um século, sufocando a democratização e o desenvolvimento desse setor vital da economia.

Com essa situação, uma sombra de incerteza paira sobre o futuro dos leilões no Brasil. A IN 52/2022 foi elaborada após uma consulta pública, com amplo debate, e fortaleceu a segurança jurídica do setor, clarificando os papéis dos atores envolvidos e promovendo a livre concorrência. No entanto, um grupo fechado de grandes leiloeiros, pretende estabelecer o controle do mercado, articulando nos bastidores a revisão da norma, ameaçando o equilíbrio conquistado.

Em verdade, qualquer alteração na regulamentação em vigor impacta setores produtivos de grande importância, como seguradoras, bancos e instituições financeiras e deve ser discutida no âmbito do Congresso Nacional, garantindo a ampla participação de todos os setores envolvidos nessa importante atividade e não por um grupo de grandes operadores que visam somente seus próprios interesses.

O ETCO, cumprindo sua missão, denuncia essa manobra que aponta para a articulação de um golpe contra a livre iniciativa, um atalho que pode criar um oligopólio e sufocar a inovação. A revisão da IN 52/2022 representará um retrocesso, fechando as portas do mercado para novos entrantes e impedindo a democratização do acesso aos leilões, afrontando a Constituição Federal e a legislação concorrencial.

Embora não existam dados oficiais, estima-se que este mercado movimente mais de R$ 8 bilhões, e tem impacto direto em diversos serviços disponíveis à população, como o preço do seguro e a liberação de crédito para a compra de novos veículos. Sem um foro amplo e que encontre ressonância nestes e em outros setores da sociedade, o debate se torna uma convenção de interesses de uma única classe.

É imperativo que o Congresso Nacional assuma o protagonismo nesse debate, abrindo espaço para uma discussão ampla e legítima sobre o futuro dos leilões no Brasil. A eventual revisão da lei vigente desde 1932, deve ser guiada pelos princípios da livre concorrência, da transparência e da modernidade, garantindo que o mercado de leilões do século 21 sirva aos reais interesses de toda a sociedade, e não apenas de um grupo seleto de privilegiados.

*Edson Vismona é advogado, presidente do ETCO – Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial. Foi secretário da justiça e defesa da cidadania do Estado de São Paulo


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar