Brasil,

Saúde com Longevidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Voltaire Marensi - Advogado e Professor
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Voltaire Marensi - Advogado e Professor Voltaire Marensi - Advogado e Professor

Confesso aos nossos estimados e distintas leitoras que o título desta suscinta crônica é oriundo de um plágio da chamada desse sítio que convida a todos para participarem no próximo dia 30 de setembro do Painel FenaSaúde, cujo tema vai abordar: Planos de Saúde: longevidade, prevenção e cuidado.

Vou, inicialmente, procurar fazer um pequeno aperitivo do prato forte que será objeto desta palestra, sem dúvida alguma, tratada na ocasião com maior profundidade, proficiência e esmero pelos conferencistas que participarão do evento em foco.

Pois bem. Valendo-me, nesta oportunidade, de mais um plágio, à guisa de reforço, da festejada escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia, Clarice Lispector, ao falar sobre o tema salvar vidas, - prevenção -, penso eu, disse a autora ora mencionada, com rara felicidade, verbis:

“Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida”.[1]

Acredito que todos nós escrevemos como se fôssemos salvar a vida de alguém com uma mensagem de congraçamento e, provavelmente, na ânsia de divulgar um trabalho que procura sempre interagir com os nossos semelhantes. Assim, a meu sentir, sempre buscamos através da escrita e da palavra falada, permitam-me o pleonasmo reforçativo, no sentido de transmitir algo que aconteceu conosco no decurso do tempo tentando, assim, levar alguma mensagem de coerência com lastro em princípios que auferimos ao longo de nossas vidas. Assim, eufemisticamente, estamos salvando também nossas próprias vidas no sentido de divulgar e disseminar nosso modo de sentir e ver as coisas como se passam e ocorreram perante nossos olhos.

Creio que também um outro viés importante a ser ressaltado, é no fato de procurar, dentro do limite do ponderável, de projetar uma vida mais saudável e longeva – longevidade -, que consiste no trabalho de certos voluntários despojados de qualquer tipo de ambição, que não seja salvar vidas, desta feita, com obras e atos de benquerença que se consubstanciam em ações que nutrimos ao partilharmos diálogos, que, somente, acrescentem aos outros atos embasados em realizações como autênticos seres devotados à prática daquilo que já preconizava Ulpiano, vale dizer, a arte do bom e do justo.

Nós temos de aprender a transmitir um verdadeiro retrato da vida, - cuidado -, tal como se dessume na passagem descrita pelo escritor e poeta francês, Guy de Maupassant, quando narrando a troca de apresentações entre pessoas até então desconhecidas, escreveu:

“O que ele dizia era justo, agradável de ouvir, sem conter nada de superior. A voz era bela, suave, meiga, musical; mas eu já tinha ouvido outras mais tocantes, mais vivas. Era alguém que se ouvia com prazer, como se observa uma bela fonte fluir”.[2]

Pois bem. É imprescindível que se coloque na saúde privada um basta quando se trata da prática de desmandos, quer de parte dos empresários que trabalham com a saúde suplementar, muitas vezes negando acolhida e indenizações aos usuários, sob o color dos mais variegados e inomináveis atos arbitrários, sem declinar o verdadeiro motivo daquela negativa, quer por parte dos consumidores e utentes destes planos de saúde que, muitas vezes, tentam burlar o sistema implementado, articulando manobras e atos ardilosos que não são convinháveis e adequados ao que lhes foi ofertado, outrora conhecido e comercializado como um verdadeiro monte caritativo – montepio -, na idealização de bem servir à coletividade.

Caso contrário é de se valer, aqui, do Poeminha do Contra do irreverente, mas inesquecível e inolvidável poeta gaúcho Mário Quintana, ao assim poetar:

“Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho,

Eles passarão..

Eu passarinho!

É o que entendo oportuno salientar ao ensejo desse evento.

Sucesso a todos, palestrantes e participantes!

Porto Alegre, 27 de setembro de 2022

Voltaire Marensi - Advogado e Professor

[1] Autora citada. Um sopro de Vida, pág. 13. (Edição Comemorativa). Rocco, 1ª edição. 2020.
[2] 125 Contos. Companhia das Letras, 2009, página 753.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar