Empresas Top Employers 2021 se destacam com programas de saúde mental para colaboradores, diante da pandemia do Covid-19

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jô Ribes Comunicação

Cognizant, Roche e Volkswagen estão entre as instituições que saíram na frente para atender às necessidades das equipes

A chegada de uma pandemia exigiu resiliência não só das empresas, mas também dos colaboradores para lidar com tantas mudanças na maneira de viver e de trabalhar. Diante das consequências emocionais e psicológicas provocadas pelo Covid-19, algumas instituições decidiram apostar na saúde mental de seus colaboradores e investiram em programas que os ajudassem a se recuperar psicologicamente e estarem aptos para dar o seu melhor em suas funções. Entre elas estão a Cognizant, Roche Diabetes Care e Volkswagen, empresas que se destacaram e receberam o selo Top Employers 2021.

No ano passado, a Roche Diabetes Care promoveu mais de 60 rodas de conversa com psicólogos, implementou o programa de telemedicina e ergonomia, e também intensificou as atividades online de mindfulness. "Mesmo com a pandemia, conseguimos garantir que os colaboradores da Roche tivessem todo o suporte necessário para continuarmos seguindo o nosso propósito. E os ótimos resultados que obtivemos neste último ano na Diabetes Care só mostram que estamos em sintonia com nossos colaboradores, mesmo trabalhando à distância", afirma Guilherme Queiroz, gerente de People & Culture and Communications da Roche Diabetes Care.

A Volkswagem foi destaque na avaliação em razão do ambiente de trabalho e das ações de engajamento proporcionadas durante o ano de 2020. "Mesmo enfrentando desafios importantes com a pandemia, conseguimos trazer realizações relevantes para a empresa. A nossa principal preocupação foi com a segurança, saúde e bem-estar de nossos empregados. Tivemos que atuar de maneira precisa e ágil frente às mudanças e adaptações a uma nova forma de trabalho", ressalta Marcellus Puig, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.

Hora Cognizant

Com o isolamento social declarado em todo o país, os colaboradores da Cognizant iniciaram as atividades de trabalho em suas casas e ficaram distantes um dos outros e do escritório. Por isso, a empresa criou a Hora Cognizant, projeto que promove a integração dos colaboradores de maneira totalmente online. A Hora C, como é conhecida entre os colaboradores, acontece todos os dias por uma hora ao final do expediente para compartilhar suas histórias de vida ou carreira, realizar debates em grupo, painéis com convidados, webinars, entre outras atividades.

Desde março de 2020 foram mais de 3 mil pessoas assistindo cerca de 90 sessões. "Em tempos de trabalho remoto, unir tecnologia com o olhar para o humano, ou seja, o cuidado com as nossas pessoas e familiares, nunca foi tão importante, por isso, valorizamos tanto nossos programas de saúde e bem-estar e investimos na formação de nossos gestores para que liderem pelo exemplo em uma rotina equilibrada e produtiva", afirma Eduardo Guerreiro, Brazil Country Manager & Latam Digital Business Head na Cognizant.

"A certificação Top Employers é um guia sobre o que há de melhor dentro da empresa e também como podemos sempre evoluir. Para o segmento, tão concorrido em termos de talentos, como o de Tecnologia, entender as melhores práticas é o que faz com que estejamos um passo à frente, ou melhor, construindo o futuro do ambiente de trabalho", diz Eduardo.

Sobre o Top Employers Institute

Fundado em 1991, em Amsterdã, na Holanda, o Top Employers Institute atua em 120 países e é a empresa líder global na certificação da excelência em gestão de pessoas e employer branding. No Brasil desde 2011, reconhece e certifica, anualmente, as melhores práticas de RH que as empresas criam para seus colaboradores. A certificação Top Employers impacta positivamente a vida de quase 7 milhões de profissionais ao redor do mundo e é concedida apenas às organizações que atingem os mais elevados padrões em condições de carreira, ou seja, aos melhores empregadores do mundo em nosso país.