Brasil,

Coronavírus: como fazer home office com os filhos em casa?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Galdino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Erika Linhares é pedagoga e gestora de carreiras especialista em comunicação dentro de organizações. Com experiência em home office, ela é fonte para falar do tema.

Com o aumento de casos de coronavírus no Brasil, muitas pessoas estão trabalhando em esquema home office em um ambiente em que precisam lidar também com os familiares, seja o marido que também está trabalhando de casa ou os filhos que não estão indo para a escola. Mas como manter a produtividade em casa com tantas possíveis distrações? Como conseguir fazer o trabalho da mesma forma que antes com os filhos pedindo atenção?

Para a pedagoga e gestora de carreiras especialista em comportamento dentro de organizações, Erika Linhares, é importante fazer acordos familiares para que o dia a dia de trabalho e o das demais pessoas que vivem juntos na casa sejam mais produtivos.

Erika é especialista em comunicação dentro de organizações e hoje roda o Brasil dando palestras para líderes e colaboradores. Ela, que chegou a ser sacoleira quando adolescente e, vinte anos depois, se tornou diretora nacional de vendas de uma das maiores multinacionais do Brasil, foi responsável por implantar o home office na empresa quando chegou a liderar cerca de 500 pessoas. Hoje, ela abriu uma empresa e também trabalha de casa com o marido. Claro, seguindo diversas regras que fazem a rotina da família dar certo e o trabalho ser ainda mais produtivo.

Veja algumas dicas da gestora de carreiras para o home office com os filhos em casa:

1. Combine com os pequenos os horários em que os pais estão trabalhando e não podem ser interrompidos. Um exemplo é estabelecer que das 9h até 12h estão trabalhando. Depois disso, há um intervalo para o almoço. E depois, às 16h, um outro intervalo para o café da tarde. Deixe claro quais são os horários em que os filhos não podem interromper o trabalho dos pais e quais horários todos podem ficar juntos para lazer ou refeições. Isso é importante para que eles aprendam a conviver coletivamente, desenvolver a empatia e o olhar em relação ao outro e a respeitar limites.

2. Monte uma agenda para os filhos com os afazeres de cada um. Mostre a eles quais são os horários em que devem estudar, fazer refeições, intervalos ou brincar.

3. Se possível, tente fazer com que cada um tenha um ambiente próprio dentro de casa para passar o dia. Assim, o silêncio contribui para manter a concentração e a produtividade, tanto dos filhos estudando, por exemplo, como dos pais trabalhando.

4. Faça intervalos durante o dia. Não trabalhe durante esses intervalos, nem mexa no celular. Converse com as crianças sobre assuntos divertidos. Assim, todos podem relaxar um pouco para retornar às atividades com mais energia. É importante criar regras mas, principalmente, respeitá-las. Seja exemplo de quem cumpre regras para os seus filhos.

5. Não há problema em deixar os pequenos em determinados momentos sem fazer nada. Se ao montar a agenda, não conseguir pensar em nada que eles possam fazer em alguns períodos do dia, deixe que eles mesmos procurem atividades para fazer. O ócio criativo incentiva a criatividade e a imaginação, além de incentivá-los a serem mais independentes.

6. Não desista. Educação é repetição. Pode demorar para que se acostumem com a nova rotina, mas é preciso insistência em incentivar os novos hábitos. Com isso, os filhos poderão sair dessa experiência ainda mais maduros e experientes para lidar com dificuldades.

Sobre Erika Linhares: Executiva especializada em comportamento e cultura dentro de organizações, ela chegou a ser sacoleira aos 15 anos quando o pai, dono de uma imobiliária, perdeu tudo na década de 90. Trabalhou ainda na área pública na Prefeitura de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Depois de entrar na faculdade de pedagogia, começou a carreira no sistema privado aos 19 anos, ganhando R$ 350 reais como atendente de loja. Vinte anos depois, deixou o mercado corporativo como diretora nacional de uma das maiores empresas do Brasil para atuar como gestora de carreiras em sua empresa, a B-Have. Mais de 15 mil pessoas já passaram pela sua gestão. Hoje, roda o Brasil dando palestras para empresários e colaboradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar