Brasil, 26 de Junho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Apólice de seguro ajustável aumenta a perda dos importadores

Aparecido Rocha Aparecido Rocha

A cotação do dólar frente ao real aumentou mais de 25% este ano e provocou uma expressiva redução nas importações brasileiras.

Com a desvalorização da moeda nacional, muitas empresas não conseguem repassar o aumento do dólar nos preços dos produtos destinados à comercialização, industrialização ou para uso próprio.

Para proteger suas mercadorias contra eventuais perdas e danos, os importadores precavidos contratam o seguro de transporte internacional através de uma apólice aberta ou ajustável.

A apólice aberta é a mais comercializada e indicada para os importadores. Nesse formato, os seguros são cobrados através de faturas mensais com base no que foi importado de fato. Por exemplo, se em um determinado mês não houver importação, nada será cobrado.

A apólice ajustável tem importância segurada fixada na previsão de importações a realizar durante um ano, com cobrança do custo do seguro (prêmio) à vista ou em parcelas pré-estabelecidas. No final da vigência da apólice, é feita a apuração do volume das importações realizadas e o ajuste em relação ao valor previsto.

Nas apólices ajustáveis, as seguradoras estabelecem um prêmio mínimo anual e incluem uma cláusula prevendo a restituição ou cobrança de prêmio adicional. Se na apuração o valor importado for inferior ao estimado, nada será devolvido quando houver prêmio mínimo estabelecido. Contudo, haverá devolução de parte do valor pago quando a apólice contemplar uma cláusula específica com percentual convencionado, mas nunca proporcional ao que realmente foi pago. Na hipótese das importações ultrapassarem o valor previsto na apólice, a seguradora cobrará o prêmio adicional sobre o valor excedente ao previsto.

Diante do cenário atual em que a alta do dólar reduz significativamente as importações, as empresas com apólice ajustável certamente perderão dinheiro com o seguro pago antecipadamente para algo que não será importado.

Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !