Apólice de seguro ajustável aumenta a perda dos importadores
A cotação do dólar frente ao real aumentou mais de 25% este ano e provocou uma expressiva redução nas importações brasileiras.
Com a desvalorização da moeda nacional, muitas empresas não conseguem repassar o aumento do dólar nos preços dos produtos destinados à comercialização, industrialização ou para uso próprio.
Para proteger suas mercadorias contra eventuais perdas e danos, os importadores precavidos contratam o seguro de transporte internacional através de uma apólice aberta ou ajustável.
A apólice aberta é a mais comercializada e indicada para os importadores. Nesse formato, os seguros são cobrados através de faturas mensais com base no que foi importado de fato. Por exemplo, se em um determinado mês não houver importação, nada será cobrado.
A apólice ajustável tem importância segurada fixada na previsão de importações a realizar durante um ano, com cobrança do custo do seguro (prêmio) à vista ou em parcelas pré-estabelecidas. No final da vigência da apólice, é feita a apuração do volume das importações realizadas e o ajuste em relação ao valor previsto.
Nas apólices ajustáveis, as seguradoras estabelecem um prêmio mínimo anual e incluem uma cláusula prevendo a restituição ou cobrança de prêmio adicional. Se na apuração o valor importado for inferior ao estimado, nada será devolvido quando houver prêmio mínimo estabelecido. Contudo, haverá devolução de parte do valor pago quando a apólice contemplar uma cláusula específica com percentual convencionado, mas nunca proporcional ao que realmente foi pago. Na hipótese das importações ultrapassarem o valor previsto na apólice, a seguradora cobrará o prêmio adicional sobre o valor excedente ao previsto.
Diante do cenário atual em que a alta do dólar reduz significativamente as importações, as empresas com apólice ajustável certamente perderão dinheiro com o seguro pago antecipadamente para algo que não será importado.
Aparecido Rocha – especialista em seguros internacionais
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Avaria grossa no navio One Henry Hudson
- Rota Bioceânica: perspectivas e oportunidades para transporte, logística e seguros
- Balança comercial de outubro de 2025
- Avião da UPS explode nos Estados Unidos
- Exportações do Brasil para os EUA caem 20,3%
- Balança comercial de agosto de 2025 apresenta superávit de US$ 6,133 bilhões
- Tarifaço norte-americano não terá impacto no volume de seguro de transporte exportação
- O crescimento do transporte aéreo de carga destaca a importância do seguro
- Balança comercial de junho de 2025 registra superávit de US$ 5,890 bilhões
- Supostos transportadores de cargas cometem fraude
- Balança comercial de abril de 2025
- DUIMP no contexto do seguro de transporte internacional

Adicionar comentário