Brasil,

Tarifaço norte-americano não terá impacto no volume de seguro de transporte exportação (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aparecido Rocha – insurance reviewer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aparecido Rocha – insurance reviewer Aparecido Rocha – insurance reviewer

A imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com vigência a partir de 7 de agosto de 2025, tem potencial para causar uma redução drástica nas exportações do Brasil. Ficaram de fora da lista dos produtos taxados 694 itens, entre eles suco de laranja, combustíveis, aeronaves comerciais, petróleo e minério de ferro.

O mercado norte-americano é o segundo principal destino das exportações brasileiras, atrás apenas da China, com o petróleo ocupando a maior participação em receita nas vendas para os EUA. Além disso, os Estados Unidos estão entre os mercados mais relevantes para produtos manufaturados brasileiros de maior valor agregado, como aeronaves, autopeças e máquinas.

Em 2024, o Brasil exportou US$ 40,3 bilhões para os Estados Unidos. No primeiro semestre de 2025, as exportações para o país somaram US$ 20 bilhões, registrando um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em relação ao seguro de transporte internacional de exportação, embora as tarifas mais altas possam afetar a competitividade e o volume exportado de certos produtos, isso não deverá impactar significativamente na arrecadação de prêmios no setor.

As exportações brasileiras são majoritariamente realizadas por meio de contratos de compra e venda nos quais o exportador brasileiro não tem a obrigação de contratar o seguro. Mais de 90% das vendas são efetuadas com termos Incoterms que não exigem a contratação do seguro pelo exportador.

Na transação internacional, a transferência de responsabilidade sobre o bem negociado nos contratos celebrados entre exportadores e importadores é definida pelo termo de Incoterms negociado. Os Incoterms® (International Commercial Terms) são termos de venda internacional que servem de base para as negociações no comércio entre países, sendo revisados e atualizados a cada dez anos

O seguro está previsto apenas nos termos CIF (Cost, Insurance and Freight), utilizado exclusivamente no transporte aquaviário, e CIP (Carriage and Insurance Paid To), aplicável aos demais meios de transporte. Para os termos EXW, FCA, CPT, FAS, FOB e CFR, não há obrigatoriedade de contratação de seguro; caso ele seja contratado, será por conta do comprador. Já nas vendas realizadas sob os termos DAP, DPU e DDP, embora o seguro também não seja obrigatório, sua contratação é recomendada, pois o exportador assume a responsabilidade de entregar a mercadoria no local previamente acordado entre as partes.

No cenário atual, o exportador precisa buscar diferenciais competitivos para se manter ativo no mercado norte-americano, e um desses diferenciais é oferecer a mercadoria com seguro, assumindo a responsabilidade pela entrega no país do comprador.

Aparecido Rocha – insurance reviewer


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar