Brasil, 22 de Setembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dúvidas sobre a diferença entre seguro residencial e condominial: a Fenseg responde

  • Escrito ou enviado por  CNseg
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Confira a entrevista com presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados, Danilo Silveira

O presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da FenSeg, Danilo Silveira, comenta as duas modalidades de seguro que disponibilizam assistências emergenciais e de conveniência, o que é importante para o cliente em casos de vazamento, necessidade de bombeiro, encanador ou eletricista. Saiba mais:

1 – Muitos consumidores confundem as modalidades de seguro residencial e condominial. O que podemos destacar como principais diferenças?

O seguro de condomínio é obrigatório por lei, sendo responsabilidade do síndico a sua contratação. Pode ser contratado na modalidade multi-riscos (coberturas escolhidas, sendo a básica o incêndio, raios e explosão ) e a ampla, que garante pelo valor da importância segurada contratada todos os riscos ao prédio , exceto os expressamente excluídos, tais como : incêndio, raio, explosão, vendaval, atos da natureza, alagamento, desmoronamento, e outras.

A cobertura do condomínio é restrita para o prédio, da maneira como foi entregue pela construtora, incluindo unidades e áreas comuns. Assim benfeitorias e móveis da unidade não estão cobertos normalmente, sendo adequada a contratação do seguro residencial especifico para conteúdo (móveis , utensílios, etc ) e eventuais melhorias da unidade.

Também deve se lembrar da cobertura adicional de responsabilidade civil: no seguro residencial o RC Familiar garante danos causados a terceiros decorrentes das ações de pessoas e uso e conservação da unidade .

Por exemplo: caso ocorra um vazamento que seja da responsabilidade da unidade autônoma, somente o RC familiar cobriria. O mesmo pode ser destacado para as assistências emergenciais e de conveniência normalmente oferecidas nos seguros residenciais. Em resumo, os dois seguros devem ser contratados.

2 – Falando de preços: qual o ticket é médio de cada um destes tipos de seguro?

No mercado, o residencial apresenta, em média, ticket de R$ 350,00 ao ano. O condomínio pode variar muito em função da área construída de coberturas contratadas

3 – Em quais situações o seguro o seguro condominial é um grande aliado de quem mora em ambientes compartilhados como os prédios?

Em casos de danos as áreas comuns e responsabilidade civil. A conta, sem seguro, seria rateada pelos condôminos.

4 – Quais as dicas do que observar no momento de contratar estas apólices?

Analisar os riscos a que está exposto o imóvel , o local , bem como os valores de reposição, uma vez que o valor contratado não precisa incluir a valorização imobiliária. E sim, a reconstrução do bem e a reposição dos objetos.

Outra dica importante: o seguro é contratado a risco absoluto. Ou seja não há aplicação de rateio, que é a proporcionalidade aplicada em algumas modalidades, entre o valor contratado e o valor real do bem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS