Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Home office: uma cadeira confortável faz mesmo diferença?

Home office dificultou ainda mais a ergonomia no trabalho - iStock Home office dificultou ainda mais a ergonomia no trabalho - iStock

Manter a ergonomia ficou mais difícil durante a pandemia do novo coronavírus, mas trabalhar em lugar inadequado pode afetar a saúde e a produtividade dos colaboradores

Criada pela pandemia do novo coronavírus, a rotina forçada de home office fez a casa de muita gente se tornar o escritório. O problema é que a maioria das pessoas não estava preparada para essa mudança. Além da falta de rotina e da organização de horários, a necessidade de distanciamento social transformou ambientes não muito adequados em estações de trabalho, como o sofá, a cama e, até mesmo, o chão do quarto. A falta de ergonomia pode impactar não só a saúde, mas também a produtividade do colaborador.

Sentar no sofá com o computador no colo, por exemplo, pode gerar uma flexão excessiva do pescoço e até a redução da circulação de sangue nas pernas. “Esses locais não foram projetados para acomodar o corpo humano durante horas na mesma posição, implicando em sobrecarga tanto na coluna como nos braços e pernas. Os principais sintomas são as dores articulares e na coluna lombar”, explica o ortopedista credenciado da Paraná Clínicas, Dr. Carlos Eduardo Miers (CRM-PR 27.513, RQE 18.676).

A repetição diária desse comportamento pode gerar problemas osteomusculares mais importantes, como desvios de coluna, inflamações ou lesões articulares. Para evitar complicações, uma cadeira adequada é essencial. “Deve ter altura regulável para permitir que os joelhos não fiquem dobrados acima de 90 graus, e os cotovelos permaneçam apoiados nos suportes laterais e nivelados com a mesa. O apoio para as costas também é importante”, alerta o ortopedista.

A iluminação e o mobiliário certos geram conforto, segurança e tranquilidade. Essa combinação tende a levar o colaborador a fazer mais atividades em um menor período de tempo – sem falar na qualidade da execução. “Ergonomia impacta também nas taxas de absenteísmo, que influenciam diretamente a produtividade. Com a estrutura adequada, reduzimos os afastamentos por doenças como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), por exemplo”, aponta o gerente de Pessoas e Processos de Gestão, Anderson Gomes.

Com quase 90% do administrativo atuando de forma remota, a Paraná Clínicas precisou estabelecer um plano de ação rápido para oferecer o suporte adequado ao home office. “Levantamos com os nossos colaboradores a estrutura existente para realização do trabalho, disponibilizamos computadores para aqueles que não tinham o equipamento em casa e reembolsamos as taxas de energia elétrica e internet. Para promover um pouco mais de ergonomia, higienizamos e enviamos as cadeiras para quem está trabalhando 100% remoto e tinha interesse em receber”, indica Anderson.

Sobre a Paraná Clínicas

Com 50 anos de atuação no mercado, a Paraná Clínicas é referência em planos empresariais. Tem a missão de cuidar da saúde, atendendo com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias, chamadas de Centro Integrado de Medicina: CIM Água Verde; CIM Araucária; CIM CIC -24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e Hospital Dia (anexo ao CIM Água Verde), projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, permitindo que os pacientes tenham alta no mesmo dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo